Tipos de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA
Conceito:
Pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como objetivo principal gerar novos conhecimentos. Ao profissional da pesquisa, dá-se o nome de pesquisador.
TIPOS DE PESQUISA:
Segundo Demo (1994 e 2000), podemos distinguir, pelo menos, quatro gêneros de pesquisa, mas tendo em conta que nenhum tipo de pesquisa é autosuficiente:
 Pesquisa teórica- Trata-se da pesquisa que é "dedicada a reconstruir teoria, conceitos, idéias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos" (Demo, 2000, p. 20). Esse tipo de pesquisa é orientada no sentido de re-construir teorias, quadros de referência, condições explicativas da realidade, polêmicas e discussões pertinentes. A pesquisa teórica não implica imediataintervenção na realidade, mas nem por isso deixa de ser importante, pois seu papel é decisivo na criação de condições para a intervenção. "O conhecimento teórico adequado acarreta rigor conceitual, análise acurada, desempenho lógico, argumentação diversificada, capacidade explicativa.

 Pesquisa metodológica - Refere-se ao tipo de pesquisa voltada para a inquirição de métodos e procedimentosadotados como científicos. "Faz parte da pesquisa metodológica o estudo dos paradigmas, as crises da ciência, os métodos e as técnicas dominantes da produção científica" (Demo, 1994, p. 37).


 Pesquisa empírica - É a pesquisa dedicada ao tratamento da "face empírica e fatual da realidade; produz e analisa dados, procedendo sempre pela via do controle empírico e fatual" (Demo, 2000, p. 21). Avalorização desse tipo de pesquisa é pela "possibilidade que oferece de maior concretude às argumentações.

 Pesquisa prática - Trata-se da pesquisa "ligada à práxis, ou seja, à prática histórica em termos de conhecimento científico para fins explícitos de intervenção; não esconde a ideologia, mas sem perder ó rigor metodológico". Alguns métodos qualitativos seguem esta direção, como porexemplo, pesquisa participante, pesquisa-ação, onde via de regra, o pesquisador faz a devolução dos dados à comunidade estudada para as possíveis intervenções (Demo, 2000, p. 22).


Gil (2001), assim como Demo, também apresenta uma classificação das pesquisa, porém adota o a seguinte referencial: classificação das pesquisas com base em seus objetivos e classificação com base nos procedimentos técnicosadotados.
Classificação com base nos objetivos - três grandes grupos: pesquisas exploratórias, pesquisas descritivas e pesquisas explicativas.
PESQUISAS EXPLORATÓRIAS – utiliza-se quando têm-se pouco conhecimento sobre um determinado tema. Logo, busca-se uma maior clareza, através de estudo profundo sobre o assunto, procurando conceitos que o define. Busca proporcionar uma visão geral doassunto, facilitar a delimitação do tema, assim como, fixar objetivos e formulação de hipóteses. Não se pode esquecer que é o primeiro passo no campo científico para realizar outros tipos de pesquisa.

PESQUISAS DESCRITIVAS – procura-se descrever as características de uma determinada população ou fenômeno ou objeto a ser pesquisado. Portanto, busca-se descrever, identificar, relatar, comparar entreoutros aspectos. Acrescenta-se que através desse tipo de pesquisa observamos, registramos, analisamos, classificamos e interpretamos os fatos através de dados estatísticos.

PESQUISAS EXPLICATIVAS - usamos esse tipo de pesquisa quando identificamos os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos, tentamos explicar a razão o porquê das coisas, é um tipo de pesquisa maiscomplexa, pois procuramos registrar, analisar, classificar, interpretar, aprofundar o conhecimento da realidade.
Quanto aos procedimentos, as pesquisas podem ser:
Estudo de caso, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, levantamento, expost-facto, pesquisa participante, pesquisa-ação,
Estudo de caso
Para Lüdke e André (1999), o estudo se assemelha mais a uma abordagem metodológica de...
tracking img