Tipos de pesquisas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS, CULTURA E EXTESÃO DO RN
CST – PETRÓLEO E GÁS













Tipos de Pesquisas: subtitulo

Trabalho de pesquisa afim de obter nota para a 2º unidade

Orientador:Douglissandra Morais


Natal
2012
RESUMO




























SUMARIO
1 INTRODUÇÃO
2 PESQUISA EXPLORATÓRIA
3 PESQUISA DESCRITIVA
4 PESQUISAEXPLICATIVA
5 PESQUISA EXPERIMENTAL
6 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
7 PESQUISA CIENTIFICA
8 A ABORDAGEM DOS TIPOS DE PESQUISA DO FILME “QUASE DEUSES”
9 CONSIDERAÇÕES FINAIS
10 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS




















1 INTRODUÇÃO

As pesquisas são classificadas de acordo com seus objetivos gerais1,deste modo, são classificadas em seis grandes grupos: Pesquisa exploratória,descritiva, explicativa, experimental, bibliográfica e cientifica. As pesquisas se enquadram numa dessas classes de acordo com os procedimentos e métodos, utilizados pelo pesquisador durante sua investigação científica.


2 PESQUISA EXPLORATÓRIA


O objetivo de uma pesquisa exploratória é familiarizar-se com um assunto ainda pouco conhecido, pouco explorado. Ao final de uma pesquisaexploratória, você conhecerá mais sobre aquele assunto, e estará apto a construir hipóteses. Como qualquer exploração, a pesquisa exploratória depende da intuição do explorador (neste caso, da intuição do pesquisador).Como qualquer pesquisa, ela depende também de uma pesquisa bibliográfica, pois mesmo quxistam poucas referências sobre o assunto pesquisado, nenhuma pesquisa hoje começa totalmente dozero. Haverá sempre alguma obra, ou entrevista com pessoas que tiveram experiências práticas com problemas semelhantes ou análise de exemplos análogos que podem estimular a compreensão.
Atualmente quando se fala em indústria do petróleo, geralmente o que vem na mente é a descoberta dos reservatórios na camada pré-sal. Durante a descoberta do pré-sal o Brasil enfrentou o grande desafio de se tornarpioneiro na perfuração dessas reservas,que se encontramauma profundidade nunca antes perfurada, istoainda, associado aorisco de não existir petróleo nas áreas perfuradas.Como se trata de algo novo, nunca antesvisto, a exploração requer um estudo detalhado, que ajudará a tomar decisões baseando-se em informações acerca desse novo campo.Esse estudo auxiliará na escolha de tecnologias que deverão serimplantadas. Esse estudo denomina-se Pesquisa Exploratória que se apresenta não só na indústria do petróleo,mas também em diversas áreas. Outro exemploé uma nave espacial que deseja explorar Marte. Até o presente momento, nenhum ser humano pousouem Marte. Estamos pisando em terrenonovo. Sabemos pouco ou quase nada sobre viagens interplanetárias. Assim, tudo aquilo quepudermos aprender com essaviagem, todas as experiências, todos os dados e informaçõescoletadas são importantes.Uma pesquisa exploratória é exatamente o que os exemplos anteriores sugerem.


3 PESQUISA DESCRITIVA


As pesquisas descritivas possuem como objetivo a descrição das características de uma população, fenômeno ou de uma experiência. Por exemplo, quais as características de um determinado grupo em relação asexo, faixa etária, renda familiar, nível de escolaridade etc. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) utiliza esse tipo de pesquisa para estudos estatísticos. Ao final de uma pesquisa descritiva, você terá reunido e analisado muitas informações sobre o assunto pesquisado. A diferença em relação à pesquisa exploratória é que o assunto pesquisa já é conhecido. A grande contribuição daspesquisas descritivas é proporcionar novas visões sobre uma realidade já conhecida. Nada impede que uma pesquisa descritiva assuma a forma de um estudo de caso (possibilidade mais comum das pesquisas exploratórias). Entretanto, as pesquisas descritivas geralmente assumem a forma de levantamentos. Quando o aprofundamento da pesquisa descritiva permite estabelecer relações de dependência entre...
tracking img