Sistema genital feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JUNHO/2012

INTRODUÇÃO
Os órgãos genitais femininos são incumbidos da produção dos óvulos, e depois da fecundação destes pelos espermatozoides, oferecem condições para o desenvolvimento até o nascimento de o novo ser.
Os órgãos genitais femininos consistem de um grupo de órgãos internos e outro de órgãos externos. Os órgãos internos estão no interior da pelve e consistem dos ovários, tubasuterinas ou ovidutos, útero e vagina. Compreendem o monte do púbis, os lábios maiores e menores do pudendo, o clitóris, o bulbo do vestíbulo e as glândulas vestibulares maiores. Estas estruturas formam a vulva ou pudendo feminino. As glândulas mamárias também são consideradas parte do sistema genital feminino.
O sistema reprodutor feminino é responsável pela produção de óvulos e hormônios, pelacriação de condições propícias à fecundação e, quando esta ocorrer, pela proteção ao desenvolvimento do embrião. Estão constituídos basicamente pelos ovários, tubas uterinas, útero, vagina.
O aparelho reprodutor feminino compõe-se de órgãos genitais externos, composta pelos pequenos e grandes lábios vaginais e pelo clitóris que em conjunto formam a vulva.
O útero só começa a crescer na puberdade.Os ovários produzem os hormônios femininos e armazenam os óvulos. As tubas uterinas ligam o útero aos ovários e estão posicionadas de tal forma que o óvulo, quando expelido do ovário no momento da ovulação, consegue chegar a elas com facilidade. A anatomia da vagina permite receber o pênis e serve de canal para o parto do bebê. O hímen é uma delicada membrana incompleta que protege a entrada davagina antes da primeira experiência sexual. Esta é a membrana que se rompe quando a mulher tem a sua primeira relação sexual. Na maioria das meninas, o hímen não é uma cobertura total, mas contém perfurações que permitem a passagem de fluxo menstrual.

SISTEMA GENITAL FEMININO
O sistema reprodutor feminino é responsável pela produção de óvulos e hormônios, pela criação de condições propícias àfecundação e, quando esta ocorrer, pela proteção ao desenvolvimento do embrião. Está constituído basicamente pelos ovários, trompas de Falópio, útero, vagina.
O aparelho reprodutor feminino compõe-se de órgãos genitais externos, composta pelos pequenos e grandes lábios vaginais e pelo clitóris que em conjunto formam a vulva.
O útero só começa a crescer na puberdade. Os ovários produzem oshormônios femininos e armazenam os óvulos. As tubas uterinas ligam o útero aos ovários e estão posicionadas de tal forma que o óvulo, quando expelido do ovário no momento da ovulação, consegue chegar a elas com facilidade. A anatomia da vagina permite receber o pênis e serve de canal para o parto do bebê. O hímen é uma delicada membrana incompleta que protege a entrada da vagina antes da primeiraexperiência sexual. Esta é a membrana que se rompe quando a mulher tem a sua primeira relação sexual. Na maioria das meninas, o hímen não é uma cobertura total, mas contém perfurações que permitem a passagem de fluxo menstrual.
OS OVÁRIOS
Representam as gônadas femininas. Correspondem a duas glândulas mistas com um formato semelhante ao das amêndoas, medindo aproximadamente quatro cm de comprimento pordois cm de largura (4 X 2 cm). Localizam-se no interior da cavidade abdominal, nos lados direito e esquerdo do útero.
São responsáveis pela produção de óvulos e secreção dos hormônios estrógeno e progesterona. Cada ovário apresenta duas regiões distintas, sendo a mais externa denominada de cortical, e a mais interna denominada de medular. A região cortical é coberta pelo epitélio germinativo. Nascrianças, ele apresenta um aspecto liso de cor esbranquiçada. Na mulher adulta, assume um tom acinzentado com uma série de cicatrizes que correspondem às ovulações ocorridas. Após a menopausa, os ovários apresentam superfície enrugada, devido às inúmeras ovulações ocorridas ao longo da vida reprodutiva da mulher.
No final do desenvolvimento embrionário de uma menina, ela já tem todas as...
tracking img