Sistema genital feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUCAO




Os órgãos genitais femininos são incumbidos da produção dos óvulos, e depois da fecundação desses pelos espermatozóides, oferecem condições para o desenvolvimento ate o nascimento do ser. O organismo feminino é mais complexo que o do homem, pelo fato de possuir mais um órgão e consequentemente mais uma função: o útero que abriga e propicia o desenvolvimento de uma novavida, resultante da união dos gametas.


Os órgãos genitais femininos podem ser internos (ovários, tubas uterinas, útero e vagina) ou externos (monte do púbis, lábios maiores e menores do pudendo, clitóris, bulbo do vestíbulo e glândulas vestibulares maiores). Os órgãos genitais externos formam o pudendo feminino ou vulva. As glândulas mamárias também são consideradas parte do sistemagenital feminino.


Portando, o objetivo deste é analisar quais as funções de cada estrutura genital localizada na mulher. Quais os hormônios que ela estimula a mulher a produzir e quais as funções de cada um destes hormônios, quais as fases e como funciona o ciclo menstrual, o que compõe o ovário, útero, vagina, enfim.
































1SISTEMA GENITAL FEMININO





O sistema reprodutor feminino é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.





[pic]


A vagina é um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas,que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém de cada lado de sua abertura, porém internamente, duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin,  que secretam um muco lubrificante.


A entrada da vagina é protegida por uma membrana circular - o hímen - que fecha parcialmente o orifício vulvo-vaginal e é quase sempre perfurado no centro, podendo ter formas diversas. Geralmente,essa membrana se rompe nas primeiras relações sexuais. 


A vagina é o local onde o pênis deposita os espermatozóides na relação sexual. Além de possibilitar a penetração do pênis, possibilita a expulsão da menstruação e, na hora do parto, a saída do bebê.


A genitália externa ou vulva é delimitada e protegida por duas pregas cutâneo-mucosas intensamente irrigadas e inervadas - osgrandes lábios. Na mulher reprodutivamente madura, os grandes lábios são recobertos por pêlos pubianos. Mais internamente, outra prega cutâneo-mucosa envolve a abertura da vagina - os pequenos lábios - que protegem a abertura da uretra e da vagina. Na vulva também está o clitóris, formado por tecido esponjoso erétil, homólogo ao pênis do homem, como podemos analisar na figura 3.

[pic]
2OVÁRIOS


São as gônadas femininas. Produzem estrógeno e progesterona, hormônios sexuais femininos que serão vistos mais adiante.

[pic]

No final do desenvolvimento embrionário de uma menina, ela já tem todas as células que irão transformar-se em gametas nos seus dois ovários. Estas células - os  ovócitos primários -  encontram-se dentro de estruturas denominadas folículos de Graaf  oufolículos ovarianos. A partir da adolescência, sob ação hormonal, os folículos ovarianos começam a crescer e a desenvolver. Os folículos em desenvolvimento secretam o hormônio estrógeno. Mensalmente, apenas um folículo geralmente completa o desenvolvimento e a maturação,  rompendo-se e liberando o ovócito secundário (gaemta feminino): fenômeno conhecido como ovulação. Após seu rompimento, a massacelular resultante transforma-se em corpo lúteo ou amarelo, que passa a secretar os hormônios progesterona e estrógeno.  Com o tempo, o corpo lúteo regride e converte-se em corpo albicans ou corpo branco, uma pequena cicatriz fibrosa que irá permanecer no ovário. 


O gameta feminino liberado na superfície de um dos ovários é recolhido por finas terminações das tubas uterinas - as...
tracking img