Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contas retificadoras do ativo ou contas redutoras do ativo: são contas do Ativo com características de contas do Passivo, assim sendo têm funcionamento inverso as doPassivo, estas contas ficam do lado esquerdo do balanço e devem sempre apresentar saldos credores. Para que uma conta do Ativo tenha um saldo credor é necessário que os aumentos e diminuições nelaocorridos sejam assim registrados: as diminuições geram lançamentos a débito e os aumentos a crédito. Como por exemplo:
As contas redutoras do ativo são:
Provisão para devedores duvidosos: representa opercentual de contas a receber que a empresa entende que não receberá, e calculada por estimativa, tendo por base as perdas verificadas em períodos anteriores, busca antecipar uma possível inadimplência, éconta retificadora do ativo, com saldo credor, segue a mesma linha contábil da Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa.
Duplicatas descontadas que é uma operação financeira em que a empresaentrega determinadas duplicatas para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente, cobrando juros antecipadamente.
Depreciação acumulada. É uma conta redutora do ativo imobilizado. É aperda de valor do bem através do uso, ação do tempo ou obsolescência.
Amortização acumulada é uma conta redutora do intangível ou diferido
Exaustão acumulada: É o esgotamento dos recursos naturaisnão renováveis, em virtude de sua utilização para fins econômicos, registrados no ativo permanente, é uma conta retificadora do ativo, possui saldo credor.
Contas retificadoras do passivo ou redutorasdo passivo: são contas do Passivo com características do Ativo, assim sendo, têm função inversa as do Ativo, estas contas ficam do lado direito do balanço e devem sempre apresentar saldos devedores.Para que uma conta do Passivo tenha saldo devedor é necessário que os aumentos e diminuições nela ocorridos sejam assim registrados: as diminuições geram Lançamentos a crédito e os aumentos a...
tracking img