Tipos de personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Personalidade é definida como o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo deriva do latim personare, persona que significa = máscara.
A Psicologia é uma ciência que tem sob alguns aspectos umaestrutura filosófica baseada em modelos mentais e comportamentais; O ramo da Psicologia que vai estudar as estruturas, componentes da personalidade é a Psicologia da Personalidade. E sendo a personalidade o conjunto de características que determinam a individualidade de cada um, e como é um fenómeno universal, a ciência precisou estudá-la; no geral e individualmente, tendo assim diversos tipos depersonalidade identificados até hoje.
1. Tipos de personalidade.
Segundo a psicologia da personalidade são apresentados os seguintes tipos de personalidade estudadas: Personalidades bizarras e excêntricas ou grupo (a), personalidades dramáticas, sedutoras e imprevisíveis grupos (b), personalidades ansiosas e medrosas grupo (c) e personalidades sem outra especificação (SOE).
1.1. Personalidadesbizarras e excêntricas grupo (a), vamos encontra pessoas do tipo:
Paranóide: padrão de desconfiança e convicção.
Esquizotípica: padrão invasivo de déficits sociais e interpessoais marcados por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos.
Esquizóide: padrão de distanciamento das relações sociais.
1.2. Personalidades dramáticas, sedutoras e imprevisíveis (grupo b):Histriônica: padrão de excessiva emocionalidade e busca de atenção. Extremamente dramática e não age dentro de limites sociais normais.
Narcisista: padrão de grandiosidade e necessidade de admiração. Exige tratamento especial e puni os outros quando se sente insultado, diminuído.
Borderline: padrões de instabilidade em tudo.
Anti-social: padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dosoutros.
Subtipo da personalidade anti-social: sádico - hostilidade, explosivo, dogmático, cruel e áspero.
1.3. Personalidades ansiosas e medrosas (grupo c):
Obsessivo-compulsiva: padrão de perfeccionismo e preocupação constante com organização.
Dependente: padrão de necessidade excessiva de ser cuidado levando-o a comportamentos cristalizados de submissão e aderência, bem como, acomportamentos que incluem temores de separação.
Evitativa (esquiva): padrão de inibição social, sentimentos de inadequação, preocupação com críticas e rejeição.
1.4. Personalidades sem outra especificação (soe):
Passivo-agressiva: finge cooperação e evita afirmações, confronto ou recusas diretas.
Depressiva: pessimista, fatalista, sombrio, desanimado, ruminativo.
Negativista: ressentido,descontente, contrariado, cético.
Masoquista: fóbico ao prazer, serviçal, respeitoso, cheio de culpa.
2. Natureza da estrutura da personalidade.

A estrutura da personalidade é um estudo desenvolvido por vários investigadores, e pensadores como A. N. Leotiev e Lucien Sève, a referida analise contrapõe-se aos modelos explicativos nos quais a personalidade é tomada como um centro organizador que desde onascimento dos indivíduos dirige suas estruturas psicológicas. O desenvolvimento máximo d cada personalidade não pode ser analisado senão pelo reconhecimento da medição nele exercida, pelas relações sociais existentes, o que se traduz pelo facto de que o pleno desenvolvimento da personalidade humana implica necessariamente uma transformação radical das relações sociais determinadas pela alienação.Na medida em que esses modelos teóricos centralizam o indivíduo com instância nuclear do processo de personalização tomando-o de maneira dicotómica em relação ao objectivo, não aprendem o fenómeno em sua totalidade concreta, isto é na indissolúvel unidade entre o indivíduo e o género humano.
Por outro lado Frankl, que possibilitou uma descrição da inter-relação entre as seguintes categorias...
tracking img