Compostagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na(s) matéria(s) prima(s). Geralmente as matérias orgânicas(como estrume, folhas,papel e restos de comida) que vão para o lixo são ótimas, para serem transformadas em adubo orgânico (composto orgânico). A compostagem é considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. Com a compostagem, além de se evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de maneira útil.
Quala vantagem deste processo?
Dá-se uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e microorganismos, e aumenta a retenção de água pelo solo facilitando o crescimento das plântulas com mais vigor, beleza e riqueza em nutrientes e vitaminas.
Fazendouma composteira e a compostagem
O que é uma composteira?
É uma estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente as feitas em locais pequenos possui proteção feita com tijolos. Neste local é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o cheiro ruim.
Passo a passo
1. Reserve um recipiente para depositar materiais orgânicos(folhas, erva, aparas de jardim, estrume, restos de comida, pó de café e outros.
2. Monte a composteira de preferência num canto sombreado do seu quintal usando bambu, madeira velha ou tijolos (sem cimentar).
3. Deposite em apenas um dos lados da composteira o material orgânico que você separou. Cubra com folhas, serragem, esterco seco até cobrir completamente todo o material.
4. Regueo monte para umedecer a camada superficial. Cubra (folhas secas) a composteira para proteger do sol intenso, chuvas intensas e possível odor provenientes da decomposição e fermentação da matéria orgânica.
5. De 2 em 2 dias transfira o monte para o outro lado para arejar. O material deve esquentar, indicando que a decomposição está de fato ocorrendo. Pode-se acrescentar mais material orgânicona composteira a qualquer momento.

6. Em aproximadamente 2 a 3 meses o material deverá está pronto. Deve esta com uma cor marrom café, cheiro agradável de terra, está homogêneo, sendo impossível distinguir os restos (talvez um caroço ou um ossinho) e não esquentar mais, mesmo após revolvimento Operação que consiste em revolver a terra, preparando-a para a semeadura.
7. Pronto! Vocêfabricou adubo a partir da matéria orgânica e já pode ser aplicado no solo da horta.
Você pode usar:
Cascas de frutas e verduras bem picadas, aparas de grama, galhos e folhas triturados, pó de café e folhas de chá, erva mate, o papel de filtro do café, guardanapos de papel, cascas de ovos bem trituradas, jornal e papel branco bem picado, papelão, caixas de ovos bem desmanchada. Cinzas de lareiraou fogão a lenha também podem ser colocadas, mas em pequena quantidade.
Se você tem tanque ou açude com plantas aquáticas, poderá aproveitar o excesso, pois essas dão excelente contribuição de nutrientes.
Cascas, folhas verdes de hortaliças, frutas, aparas de poda e estercos são considerados materiais verdes e são ricos em nitrogênio e carbono.
Já os materiais do tipo papelão de embalagem deovos ou de tubos de papel toalha ou higiênico rasgados, papéis brancos, ramos de poda e pó de serra são chamados de materiais marrons, têm mais lenta decomposição, mas contêm muito carbono.
Você não pode usar:
Comida cozida que contém sal, carnes cruas ou cozidas, sebo, papel toalha usado para fritura, sementes de tomate, cascas de batatas, sementes de moranga e abóbora, excrementos de cães e...
tracking img