Tipos de personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa abordar a importância da personalidade, bem como seus tipos, traços e perfis para os gestores e/ou empresários, bem como para as próprias empresas.
Pretende mostrar que as organizações são uma combinação de recursos humanos, financeiros, materiais, tecnológicos, dentre outros, com a finalidade de atingir um objetivo comum, e que essa meta seria impossívelde se alcançar se não houvesse um estudo relacionado à personalidade de cada um dos colaboradores da organização, denominado Comportamento Organizacional.
Assim como as teorias administrativas não são estáticas, ao contrário, mudam constantemente à medida que o mercado necessite de mudanças, o Comportamento Organizacional é uma arma poderosíssima no que tange a essas táticas administrativas,pois estuda uma das “peças” mais importantes da máquina organizacional: o ser humano e suas particularidades.

CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional (CO) é o estudo de indivíduos e grupos em organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações. O propósito desse conhecimento é promover a melhoria da eficácia organizacional.
O estudo docomportamento organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que aspessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas organizações.

PESSOA E PERSONALIDADE

O que é Personalidade

A principal característica de todo o indivíduo é a personalidade, que engloba os mais diversos fatores que permitem a identificação e/ou diferenciação uns dos outros, tornando-o único. A personalidade abrange todos os traços de comportamento e ascaracterísticas fundamentais de cada pessoa.
De alguma forma pode-se dizer que as organizações são um conjunto de equipes ou grupos formados por indivíduos, onde cada qual possui a sua personalidade e visão do mundo, sendo necessário então que o gestor conheça as formas de pensamento e ação dos seus subordinados e/ou colaboradores de modo a conseguir integrar os objetivos pessoais de cada indivíduocom os da organização, bem como perceber como os indivíduos se comportam perante a organização.

Determinantes da Personalidade

A personalidade é composta por dois fatores: o temperamento e o caráter.
O temperamento é o conjunto de traços psicológicos e morais, herdados geneticamente que afetam, no subconsciente, o comportamento humano. É o aspecto inato e biológico da personalidade, e osfatores ambientais podem “molda-lo” até certo ponto, de modo a dominar os aspectos negativos e desenvolver os aspectos positivos do temperamento.
Por sua vez, o caráter, muitas vezes confundido com o temperamento, é o aspecto da personalidade que diz respeito à forma habitual e constante de agir de um individuo, sendo que o caráter é formado ao longo da vida de cada ser humano.
Neste contexto,entender o temperamento é ter a possibilidade de conhecer e aprender mais sobre o indivíduo, permitindo aos gestores identificar os pontos positivos e negativos, de modo a direcionar e alocar os seus recursos humanos nas áreas adequadas e com o grupo ou equipe adequada.
A personalidade de um indivíduo adulto é considerada, de maneira geral, como o resultado dos fatores ambientais e hereditários,moderados pelas condições situacionais.

Hereditariedade
Refere-se a todos os fatores determinados na concepção. A estatura, a beleza dos traços, o sexo, o temperamento, a força e flexibilidade muscular, o nível de energia e os ritmos biológicos são algumas das características que costumam ser consideradas como sendo completa ou substancialmente influenciadas pelos pais da pessoa, ou seja,...
tracking img