Tipos de dragagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO PORTUÁRIA

Tipos de Dragagem

Definições da atividade

Acadêmicos:
Elisania Cristina Vieira
Diego Lemke
Luciano Angel Rodriguez
Willian Maiochi
Renan Montoja

Disciplina: Gestão Ambiental Portuária Professora:
2º Período Samara A S Garcia16/11/2010



O documento apresenta os tipos de dragagem e tipos de operação.


UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí 16/11/2010.
Tecnologia em Gestão Portuária

Definições da Atividade
O Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA estabelece diretrizes gerais, conceitos e definições para a dragagem através de sua Resolução nº 344 de 25 de março de 2004.
Ostermos para material dragado, órgão ambiental competente, disposição final de material dragado e águas jurisdicionais brasileiras são definidos nessa legislação.
- Material dragado: material retirado ou deslocado do leito dos corpos d'água decorrente da atividade de dragagem, desde que esse material não constitua bem mineral;
- Órgão ambiental competente: órgão ambiental de proteção e controleambiental do poder executivo federal, estadual ou municipal, integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente, responsável pelo licenciamento ambiental, no âmbito de suas competências;

- Disposição final de material dragado: local onde serão colocados os materiais resultantes das atividades de dragagem, onde possam permanecer por tempo indeterminado, em seu estado natural ou transformado emmaterial adequado a essa permanência, de forma a não prejudicar a segurança da navegação, não causar danos ao meio ambiente ou à saúde humana;

-Águas jurisdicionais brasileiras: águas interiores e águas marítimas.

CARACTERIZAÇÃO DA DRAGAGEM

Limpar ou desobstruir vias navegáveis com dragas é uma definição clássica para dragagem, já GOES FILHO (2004) define a dragagem como um processode realocação de sedimentos e solos para fins de construção e manutenção de vias aquáticas, de infra- estrutura de transporte, de aterros e de recuperação de solos ou de mineração.

De fato, a evolução das metodologias de dragagem possibilitou uma ação de maior âmbito tornando-se mais abrangente e, até mesmo, imprescindível no auxílio para remoção de escombros, na recuperação de achadosarqueológicos, em obras que necessitem de aterros especiais, na exploração industrial de depósitos naturais de minerais, pedras preciosas e recursos marinhos de valor comercial (Compton’s Encyclopedia, 1998) ou, ainda, em dragagens de recuperação do meio ambiente aquático (Ge Study Report, 1998).

Tipos de Operações e Processos de Dragagem

-Quanto aos tipos, destacamos:
1-Dragagem deAprofundamento ou Inicial;
2-Dragagem de Manutenção;
3- Dragagem de Mineração;
4- Dragagem Ambiental ou Ecológica;
5- Dragagens Especiais;
6- Dragagens Naturais ou Erosão;
7- Dragagens para Aterro.

1-Dragagem de aprofundamento: É determinada pelo aprofundamento virginal do leito aquático, onde, normalmente, a coesão entre as partículas é mais intensa. Os equipamentos de dragagem são mais robustos eadaptados a cada tipo de situação operacional.

2-Dragagem de Manutenção: É definida como uma operação mais suave3, onde a remoção dos sedimentos é facilitada devido a pouca coesão das partículas depositadasrecentemente4 no leito aquático. Esta característica facilita a utilização da maioria dos processos de dragagem existentes na atualidade. Geralmente, consiste em uma técnica operacionalsucessora à dragagem de aprofundamento.

3-Dragagem de Mineração: É composta por equipamentos especificamente construídos para extração de minerais com valor econômico como: argilas, areia e cascalho, para utilização em indústrias e na construção civil, podendo ainda ser utilizada em aluviões fluviais para extração de ouro e pedras preciosas.

4-Dragagem Ambiental ou Ecológica: Caracteriza-se...
tracking img