Design de interiores

Páginas: 15 (3544 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2011
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
CURSO DE DESIGN DE INTERIORES

JEAN CARLOS DE SOUZA RIBEIRO

ESTÚDIO DE MÚSICA

Brasília - DF
2011
1. GESTÃO

Projetos com organização de espaços para otimização e funcionalidade.

2. NORMATIZAÇÕES

Projetos de espaços que exijam normas muito específicas como os estabelecimentos de ensinode música.

2. ESCOLA DE MÚSICA

2.1 Importâncias do Design para as Escolas de Música

A adequação de ambientes construídos para promover o encontro de pessoas que tem a música como instrumento de trabalho e/ou diversão, com atendimento de qualidade, com conforto e segurança, apoiado na legislação vigente torna-se necessária uma análise desses ambientes. Algumas pessoas quepassaram pela experiência de entrar em um estúdio pra utilizá-lo ou mesmo acompanhar um amigo e sair de lá com a sensação claustrofóbica, pois os mesmos não possuem janelas e a ventilação é do tipo forçada, será que essa sensação não foi por causa da ausência das janelas, ou mesmo do espaço que de uma forma onde outra é confinado? A preocupação é que se obtenha um ambiente aconchegante, convidativo,limpo, organizado. Por isso, o trabalho começa na definição do conceito que se quer passar que tudo, do piso ao teto, deve funcionar dentro de uma sincronia, resultando em um conjunto harmonioso e forte com seu objetivo. Outra variável é que o desconforto possa ser por causa do ar condicionado instalado de forma incorreta (posição) e também dos móveis e equipamentos com ares de terceira-mão oucolocados de for incorreta para função dentro deste ambiente. Considerando espaço em questão os públicos internos e externos devem circular livremente, dependendo o mínimo possível de apoio, observando o mínimo do estudo da relação entre o homem e seu ambiente de trabalho, a ergonomia tem como objetivos possibilitar conforto ao indivíduo, evitar acidentes e prevenir o aparecimento de patologiasespecíficas que podem surgir conforme o tipo de atividade exercida e outras doenças relacionadas ao trabalho visando não apenas o design ou a harmonia visual no ambiente, mas também o conforto[1]. Estudos afirmam que grandes organizações estão preocupadas com a ergonomia em seus postos tem buscado oferecer a seus colaboradores ambientes mais confortáveis, seguros e um bem estar na realização desuas atividades diárias. . A aplicação da NBR 9050/04, que trata da acessibilidade a edificações, mobiliários, equipamentos e espaços urbanos. Ligados a problemas como doenças, inseguranças. Esta Norma estabelece também critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto e às condições de acessibilidade. Os Estúdios de música precisam oferecer um mínimo de conforto e aconchego aosusuários de um modo geral.
É fundamental que os estúdios proporcionem as pessoas que os utilizem bem como a quem ali trabalha uma sensação de bem-estar, até mesmo durante a sua estada. “Projetos arquitetônicos bem elaborados, ou seja, um bom trabalho de design pode contribuir bastante para isso”.[2] Os cuidados vão desde a fachada, passam pela parte arquitetônica, pela comunicação,sinalização e aparência geral e chegam até a ergonomia dos móveis, hoje indispensável, principalmente quando se fala em bem-estar e saúde.

2.1.2 Estúdio de Música

Um estúdio de gravação é uma instalação física destinada à gravação de som ou ensaios com finalidade de produção. Idealmente, o espaço é projetado de forma a se obter as propriedades acústicas desejadas — difusão sonora,baixo nível de reflexões, reverberação adequada, etc. Diferentes tipos de estúdios se adéquam a gravações de bandas e artistas, dublagens e sons para filmes, e mesmo a gravação de uma orquestra. Um estúdio de gravação típico consiste de uma sala, o "estúdio" propriamente dito, onde os instrumentistas e vocalistas fazem suas execuções; e a "sala de controle", onde estão os equipamentos de gravação e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Design de Interiores
  • Design de interiores
  • design interiores
  • design de interiores
  • Design Interiores
  • Design De Interiores
  • Design de interiores
  • Design de interiores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!