Dragagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE DRAGAGEM

Dragagem de Implantação
É aquela executada para implantação, ampliação ou aprofundamento de canais de navegação, bacias de evolução e em outras obras ou serviços de engenharia em corpos de água;

Dragagem de Manutenção
É aquela executada para restabelecer total ou parcialmente as condições originalmente licenciadas;

Dragagem de Mineração
É aquela executadapara efeito de exploração e aproveitamento econômico de recursos minerais;

Dragagem de Recuperação Ambiental
É aquela executada para melhoria das condições ambientais ou para proteger a saúde humana;

Diferenças da Dragagem de Manutenção e da Ambiental
A dragagem ambiental é um processo muito diferente da dragagem de manutenção, assim como os equipamentos utilizados em ambos oscasos. Enquanto a dragagem de manutenção tem como principal meta manter, satisfatoriamente, as profundidades de portos, rios e canais propiciando a navegação, a dragagem ambiental visa a retirada de uma determinada quantidade de sedimentos contaminados.
Na dragagem de manutenção ocorre a retirada de forma rápida de uma grande quantidade de material sedimentar, sendo que muitas vezes não se édada a devida importância ao manejo do material dragado. Por outro lado, na dragagem ambiental existem procedimentos rigorosos aplicados tanto à operação de dragagem, quanto ao transporte e manejo deste material, assim como de sua disposição .
O tipo de draga utilizado na dragagem ambiental é uma draga hidráulica especialmente adaptada, desenvolvida no Japão e na Holanda, e que poderetirar sedimentos finos contaminados com um mínimo de ressuspensão.

TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS DA DRAGAGEM

Dragas Mecânicas
As dragas mecânicas são utilizadas para a remoção de cascalho, areia e sedimentos muito coesivos, como argila, turfa, e silte altamente consolidado. Estas dragas removem sedimentos de fundo através da aplicação direta de uma força mecânica para escavar o material,independente de sua densidade.
Os principais tipos de dragas mecânicas
são as escavadeiras flutuantes e as dragas de alcatruzes. Os sedimentos escavados com a utilização de dragas mecânicas são geralmente transportados em barcas ou barcaças,
dependendo do volume a ser transportado.

Dragas Hidráulicas
Nos Estados Unidos, as dragas hidráulicas respondem por aproximadamente 95% dasatividades de dragagem (Bohlen, 1990). Estas dragas são mais adequadas para a remoção de areia e silte pouco consolidado, removendo e transportando o sedimento na forma líquida. São em geral bombas centrífugas, acionadas por motores a diesel ou elétricos, montadas sobre barcas e que descarregam o material dragado através de tubulações que variam de 0,15 m a 1,2 m de diâmetro, mantidas sobre aágua através de flutuadores.
A bomba produz vácuo na entrada da tubulação
e a pressão força água e sedimento através da tubulação. Estas dragas não podem operar com material que contenha grandes pedras.

Dragas de Sucção
Os tipos de draga de sucção (Figura 4) são as aspiradoras e as cortadoras. Nas aspiradoras, a sucção é feita por meio de um grande bocal de aspiração, como o dosaspiradores de pó. Com o auxílio de jatos de água, o material é desagregado e, através de aberturas no bocal, é aspirado e levado junto com a água aos tubos de sucção. A draga opera contra a corrente, podendo fazer cortes em bancos de material sedimentado de até 10 metros de largura.
As características específicas de uma draga dependem das bombas e da fonte de energia escolhida.
As dragas desucção cortadoras dispõem de um rotor aspirador, equipado com lâminas que desagregam o material já consolidado para que este possa ser aspirado para o interior do tubo de sucção que se insere no núcleo do rotor. O funcionamento é idêntico ao da aspiradora, porém apresentam maior eficiência, e ao invés de atuarem numa linha reta, o movimento da draga descreve a trajetória de um arco....
tracking img