Dragagem

Páginas: 11 (2687 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é explicar as ações da dragagem no porto e no meio ambiente, visando que a dragagem no porto tem como principal foco manter a profundidade para facilitar a navegação e a dragagem ambiental tem como foco a retirada de sedimentos contaminados. A dragagem tem como principais objetivos o alargamento de canais e rios, a escavação ou remoção de rochas do fundodos canais e preparação do solo para fundações de pontes e outras estruturas. Existem também diversos tipos de draga sendo elas hidráulicas, mecânica e mista contendo cada uma diferentes tipos de operação.

DESENVOLVIMENTO
Histórico e Definições
 O termo dragagem é, por definição, a escavação ou remoção de solo ou rochas do fundo de rios, lagos, e outros corpos d’água através de equipamentosdenominados "draga", a qual é, geralmente, uma embarcação ou plataforma flutuante equipada com mecanismos necessários para se  efetuar a remoção do solo. Os principais objetivos da dragagem são o aprofundamento e alargamento de canais em rios, portos e baías; a construção de diques e preparar fundações para pontes e outras estruturas. O processo de dragagem também é utilizado para a exploração dedepósitos minerais, diamantes e recursos marinhos de valor comercial tais como alguns tipos de moluscos.
Os historiadores relatam que a dragagem é uma arte muito antiga. Vestígios do trabalho humano envolvendo técnicas primitivas de dragagem foram encontrados em muitos locais da Terra e tratam-se de sinais que datam milhares de anos antes de Cristo. Em tais circunstâncias, a embarcação era,provavelmente, uma canoa e o meio de escavação uma pá manuseada por uma pessoa. Na Grécia antiga, eram construídos canais artificiais com fins de irrigação e também para unir corpos d’água, como é o caso de traços encontrados indicando ter havido canais de diversas épocas da história e que ligavam o Rio Nilo ao Mar Vermelho. Também, dados históricos relatam a construção do canal da Babilônia,construído pelo Rei Nabucodonossor, e que unia os rio Tigre e Eufrates .
O mais longo e mais velho canal ainda existente é o Grande Canal da China, com mais de 1.600 km de extensão e que levou cerca de 2.000 anos para ser construído (suas obras iniciaram no século 7 AC e terminaram por  volta do ano 1280 DC). Na Europa, os pioneiros na construção de canais foram os italianos, porém os franceses prezam pelaquantidade e extensão de seus canais. Atualmente, os holandeses são os que mais investem em tecnologia para a construção de canais para a drenagem de seu território. Todos os grandes sistemas hídricos do norte da Europa estão interconectados por canais artificiais.
Objetivos
O processo de dragagem apresenta-se dividido em dois grupos, que são, a dragagem inicial na qual é formado o canalartificial com a retirada de material virgem, e as dragagens de manutenção, para a retirada de material sedimentar depositado recentemente, com a finalidade de manter a profundidade do canal propiciando a movimentação de embarcações de vários tamanhos em portos e marinas. Um terceiro tipo de dragagem em fase de implantação em muitas partes do mundo é a "dragagem ambiental", a qual procura remover umacamada superficial de sedimento contaminado por compostos orgânicos e inorgânicos, sem que haja a ressuspensão destes contaminantes.
Tipos de Dragas
Existem diversos tipos de draga utilizadas comumente neste tipo de operação, as quais são classificadas em mecânica, hidráulica e mista (mecânica/hidráulica), sendo que cada uma destas possui diferentes tipos de mecanismo e operação.
As dragasmecânicas são utilizadas para a remoção de cascalho, areia e sedimentos muito coesivos, como argila, turfa, e silte altamente consolidado. Estas dragas removem sedimentos de fundo através da aplicação direta de uma força mecânica para escavar o material, independente de sua densidade. Os principais tipos de dragas mecânicas são as escavadeiras flutuantes (tais como as de caçamba e as de garras) e as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dragagem
  • Dragagem
  • Dragagem
  • dragagem
  • dragagem portuária
  • DRAGAGEM NOS PORTOS
  • Tipos de dragagem
  • tipo de dragagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!