Dragagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 70 (17299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE DRAGAGEM POR INJEÇÃO DE ÁGUA EM ESTUÁRIOS

Carlos Roberto Lips Soares

DISSERTAÇÃO SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DA COORDENAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COMO PARTE DOS REQUISITOS

NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS EM ENGENHARIA OCEÂNICA.

Aprovada por:_____________________________________________ Profª. Susana Beatriz Vinzon, D.Sc.

_____________________________________________ Prof. Afonso de Moraes Paiva, Ph.D.

_____________________________________________ Prof. Gilberto Olympio Mota Fialho, D.Sc.

_____________________________________________ Prof. José Carlos César Amorim, D.Ing.

RIO DE JANEIRO, RJ – BRASIL MARÇO DE 2006

SOARES, CARLOS ROBERTO LIPSAvaliação do Processo de Dragagem por Injeção de Água em Estuários [Rio de Janeiro] 2006 XXI, 126 p. 29,7 cm (COPPE/UFRJ, M.Sc., Engenharia Oceânica, 2006) Dissertação – Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE 1. Dragagem por Injeção de Água – WID 2. Processos de Dragagem 3. Dragagem em Leitos Contaminados 4. Detalhamento dos Equipamentos – WID 5. Comparação dos Métodos de Dragagem 6. Análisedos Processos Hidrodinâmicos 7. Discussão da Dragagem no Porto de Itajaí I. COPPE/UFRJ II. Título ( série)

ii

DEDICATÓRIA

A minha esposa Rosangela pelo companheirismo e grande incentivo nos momentos mais difíceis que passei durante esta jornada.

As minhas filhas Andrea e Aline tão importantes para o equilíbrio da minha vida.

Aos meus pais e irmã pela ajuda e compreensão devido aminha ausência durante o período que se desenvolveu este estudo.

iii

AGRADECIMENTOS

A Professora Susana Beatriz Vinzon pela sua orientação, paciência e dedicação que propiciaram a conclusão deste trabalho.

Aos Professores Afonso Paes e Gilberto Fialho por aceitarem em compor a Banca examinadora deste trabalho.

Ao Professor do IME, José Carlos César Amorim por aceitar o convitepara compor a Banca examinadora deste trabalho, como convidado externo.

Ao corpo docente do Programa de Engenharia Oceânica, por sua capacidade intelectual e empenho para manter o elevado nível de seus ensinamentos.

Aos funcionários do PEnO e da Engenharia Costeira, em especial as Secretárias Gleice e Marise e os funcionários lotados no sistema de processamento de dados, pelos seus grandespréstimos e constante paciência para ajudar os discentes.

Ao corpo discente das turmas de 2003 e 2004 do Programa de Engenharia Oceânica da Engenharia Costeira que sempre me auxiliaram e compartilharam os melhores momentos dos nossos, respectivos, anos letivos.

Ao INPH da CDRJ pela gentileza em ceder alguns relatórios que ajudaram no desenvolvimento deste trabalho.

Ao DIDEHU da CDRJ quesempre colocou a disposição o seu arquivo técnico para as consultas necessárias.

Aos meus familiares por afinidade e consangüíneos pelo constante apoio emocional durante o período deste curso.

À Universidade do Vale do Itajaí através do Professor Schettini, Rodrigo e Carla por suas excelentes condutas profissionais para dar o apoio técnico necessário durante a campanha de medições na dragagemdo Porto de Itajaí.

iv

Aos Engenheiros Rodrigo e Raphael, da turma de M.Sc. de 2004, que muito me ensinaram e auxiliaram nas medições da campanha de campo realizada durante a dragagem do Porto de Itajaí.

Ao Diretor Superintendente da Ballast Ham no Brasil, Engº Eduardo Figueiredo por sua cordialidade em disponibilizar toda ajuda necessária para o acompanhamento da operação de dragagem noPorto de Itajaí.

À Diretoria da CDRJ por permitir o meu afastamento do trabalho, nos momentos necessários, para concluir este curso.

Aos colegas de trabalho da CDRJ, principalmente: Adão, Amaral, Lia Mara, Machado, Maiolino e Romeu que estiveram sempre me motivando e ajudando em todas as ocasiões, principalmente, durante o período transcorrido neste curso.

v

Resumo da Dissertação...
tracking img