Tipos de container

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Este trabalho trata sobre o Contêiner Ecológico apresentando as vantagens da utilização de contêineres ecologicamente viáveis para o meio ambiente e a empresa, como por exemplo, o Eco – Contêiner (Bamboo Flooring), o contêiner de papelão e o contêiner retornável.


Nosso objetivo é relatar que é sim possível a diminuição dos impactos negativos na natureza e apresentaralternativas para diminuí-las. Escolhemos este tema, pois nos preocupamos com a crescente degradação do planeta, aquecimento global, extração de matérias primas que não serão repostas tão rapidamente, e principalmente a preocupação com que “tipo de planeta” deixaremos para as próximas gerações. Por mais que soe repetitivo, nos vimos na obrigação de também abordar esses fatos, colaborando com aconscientização de todos nessa problemática decorrente de falta de informação.


Resumidamente podemos afirmar que os contêineres ecológicos utilizam uma logística reversa, pois o seu material substitui madeiras de natureza nobre, como a Apitong, que é uma árvore rara, além de ser um dos principais meios de disseminação de pragas florestais.


Muito mais que benefícios para o meio ambiente,a utilização dos contêineres ecológicos traz também vantagens para a logística da empresa, pois são mais resistentes a impactos e aos desgastes naturais do tempo, o que diminui a necessidade de reprodução, barateando custos e tornando o serviço mais eficiente.
I – CONTÊINER


1. Definição


"O contêiner é um recipiente construído de material resistente, destinado a propiciar o transportede mercadorias com segurança, inviolabilidade e rapidez”.


Artigo 4º do Decreto nº 80.145 de 15 de agosto de 1977


Contêiner é, primordialmente, uma caixa, construída em aço, alumínio ou fibra, criada para o transporte unitizado de mercadorias e suficientemente forte para resistir ao uso.


Define-se o objetivo do contêiner sendo o de transportar cargas de maneira segura e quereduza gastos, como por exemplo, com embalagens ou armazéns. Sendo de inegável eficiência no manuseio da carga, dando maior economia na movimentação de navios, terminais e píeres, resultando em sensível proteção contra avarias, roubos e intempéries e promovendo, enfim, rapidez no envio da carga, comprovou o contêiner ser a chave de uma nova era no transporte intermodal.


2. HistóriaNo início da navegação marítima, as mercadorias eram transportadas em tonéis. Pois estes, por serem resistentes e de manuseio simples, eram o melhor sistema encontrado para superar as dificuldades existentes nas operações de embarque e desembarque, como a inexistência da energia elétrica.
Com o tempo os armadores passaram a se interessar mais pelo espaço ocupado no transporte das cargas, e otonel, que ocupava muito espaço no navio, deixou de ser a embalagem ideal.


Outro fator que contribui para a abolição do uso do tonel como embalagem ideal, foi o surgimento da industrialização e conseqüente produção de diversas mercadorias de dimensões variadas e impossíveis de serem embaladas em tonel. Essas mercadorias começaram então a serem chamadas de carga fracionada, ou seja,mercadorias embaladas de diferentes maneiras e formas.


Em todo o mundo o sistema de transporte começou a sentir as conseqüências dessa diversificação de embalagem, somando-se também ao fato de não haver uma unidade padrão internacional de medida. Nesse sentido, o transporte marítimo foi sem dúvida o mais prejudicado.


Após inúmeras propostas e debates de âmbito internacional, definiu-seapenas uma norma: a proposta "embalagem" deveria ser suficientemente forte para resistir ao uso freqüente, e de dimensões modulares.


1. Biografia do Contêiner


1950 - O exército americano desenvolveu o seu recipiente chamado Conex, ou Container Express Service, nas medidas 6’ (pés) de comprimento, por 6 de largura e 8’ de altura.


1955 - Malcom McLean, empresário de transportes...
tracking img