Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O PLANO DE NEGÓCIOS
Quando se fala em empreendedorismo, remete-se naturalmente ao termo plano de negócios. Empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento. A principal utilização do plano de negócios é a de prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial de uma empresa.
No Brasil, foijustamente o setor de software que começou a popularizar o uso do plano de negócios junto aos empreendedores brasileiros, através do Programa Softex, de incentivo à exportação de software nacional, criado no início da década de 1990. Porém, destacou-se apenas a sua utilidade como documento indispensável ao empreendedor em busca de recursos financeiros para o empreendimento.

POR QUE PLANEJAR?
O índicede mortalidade das micro e pequenas empresas brasileiras, nos primeiros anos de existência atinge percentuais próximos aos 70% ou mais, o que tem sido motivo de análise e discussão em vários âmbitos da sociedade, do meio acadêmico ao empresarial. Mas qual seria o principal motivo para esse péssimo desempenho de empresas criadas na economia mais ativa e convidativa ao surgimento de novos negóciosem todo o mundo? Falha ou falta de planejamento.
O que se aconselha aos empreendedores é a capacitação gerencial contínua, a aplicação dos conceitos teóricos para que adquiram a experiência necessária, e a disciplina no planejamento periódico das ações que devem ser implementadas na empresa.
No entanto, é notória a falta de cultura de planejamento do brasileiro, que por outro lado é sempreadmirado por sua criatividade e persistência. Para isso, existe uma simples, mas para muitos, tediosa, técnica de se transformar sonhos em realidade: o planejamento. Quando se considera o conceito de planejamento, têm-se pelo menos três fatores que podem ser destacados :
1. Toda empresa necessita de um planejamento de seu negócio para poder gerenciá-lo e apresentar sua idéia a investidores,bancos, cliente etc.
2. Toda entidade provedora de financiamento, fundos e outros recursos financeiros necessita de um plano de negócio da empresa requisitante para poder avaliar os riscos inerentes ao negócio.
3. Poucos empresários sabem como escrever adequadamente um bom plano de negócios. A maioria destes são micro e pequenos empresários que não têm conceitos básicos de planejamento, vendas,marketing, fluxo de caixa, ponto de equilibro, projeções de faturamento, etc. Quando entendem o conceito, geralmente não conseguem colocá-lo objetivamente em um plano de negócios.

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS
O cuidado a ser tomado é o de escrever um plano de negócios com todo o conteúdo que se aplica a um plano de negócios e que não contenha números recheados de entusiasmo ou fora darealidade.
O que se espera de um plano de negócios é que seja uma ferramenta para o empreendedor expor suas idéias em uma linguagem que os leitores do plano de negócios entendam e, principalmente, que mostre viabilidade e probabilidade de sucesso em seu mercado. Essa ferramenta deve ser o cartão de visitas do empreendedor.
Uma tradição a ser quebrada é achar que o plano de negócios, uma vezconcebido, pode ser esquecido. A concorrência muda, o mercado muda, as pessoas mudam. E o plano de negócios, sendo uma ferramenta de planejamento que trata essencialmente de pessoas, oportunidades, contexto e mercado, riscos e retornos, também muda.

AFINAL, O QUE É PLANO DE NEGÓCIOS?
De acordo com um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta aempresa. Sua elaboração permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios. Os aspectos chave que devem ser focados em qualquer plano de negócios são os seguintes:
1. Em que negócio você esta?
2. O que você (realmente) vende?
3. Qual é o seu mercado alvo?
Através do plano de negócios é possível:
* Entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio.
* Gerenciar de forma...
tracking img