Plano de negocio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. PLANO DE NEGÓCIO 2

1.1 O que é um Plano de Negócio 2

1.2 Objetivo do Plano de Negócio 2

1.3 Estrutura de um Plano de Negócio 3

2. EXEMPLO DE UM PLANO DE NEGÓCIO 6

3. ANÁLISE 7

4. REFERÊNCIAS 9

1.PLANO DE NEGÓCIO

1.1O que é um Plano de Negócio

Segundo Sebrae, um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quaispassos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

O plano de negócio pode ser definido como um resumo escrito da maneira como o empreendedor pretende atingir suas metas e administrar os recursos necessários para que obtenha o sucessodesejado, transformando-o num plano de sucesso (Ferreira, 2003).

Para Felipini, um plano de negócio é basicamente um instrumento de planejamento, no qual as principais variáveis envolvidas em um futuro empreendimento são apresentadas de forma organizada.

Assim, o Plano de Negócio pode ser definido como um documento de planejamento, elaborado de acordo com as necessidades de cada empreendimento,capaz de nos mostrar toda a viabilidade e estratégias deste, do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro.

1.2Objetivo do Plano de Negócio

Segundo Ferreira (2003), o plano de negócio serve para orientar o empreendedor a iniciar uma atividade econômica ou expandir o seu negócio numa tomada de decisões estratégica que minimize osriscos já identificados. Não se trata de alguma receita de bolo e não garante sucesso empresarial, mas seguramente, diminui, e muito, os riscos de fracasso ou insucesso .

Para a maioria dos empreendedores, a elaboração do plano de negócios tem como principal objetivo a apresentação do empreendimento a possíveis futuros parceiros comerciais como sócios, incubadoras e investidores. Mas o principalbenefício da montagem de um plano de negócio está no conhecimento adquirido pelo próprio empreendedor durante esse processo.

Desde que levada a sério, a elaboração do plano de negócios induz a realização do planejamento de forma organizada, forçando o empreendedor à reflexão. Questões como: quem é o comprador de meu produto? É possível produzi-lo a um custo comercialmente viável? Meu projeto élucrativo? E inúmeras outras questões a serem analisadas, são determinantes para o sucesso ou fracasso do empreendimento e a busca por essas respostas tem boas chances de gerar conhecimento para o empreendedor, diminuindo incertezas e conseqüentemente os riscos para o empreendedor.

1.3Estrutura de um Plano de Negócio

O Plano de Negócio é composto por várias seções que se relacionam epermitem um entendimento global do negócio de forma escrita e em poucas páginas. A seguir, encontra-se uma descrição resumida, mas sem perder a essência, de cada uma das seções do Plano de Negócio.

Capa

A capa, apesar de não parecer, é uma das partes mais importantes do Plano de Negócio, pois é a primeira coisa que é visualizada por quem lê o seu Plano de Negócio, devendo portanto ser feita demaneira limpa e com as informações necessárias e pertinentes.

Sumário

O sumário deve conter o título de cada seção do Plano de Negócio e a página respectiva onde se encontra.

Sumário Executivo

O Sumário Executivo é a principal seção do seu Plano de Negócio. Através do Sumário Executivo é que o leitor decidirá se continua ou não a ler o seu Plano de Negócio. Portanto, deve ser escrito commuita atenção, revisado várias vezes e conter uma síntese das principais informações que constam em seu Plano de Negócio. Deve ainda ser dirigido ao público alvo do seu Plano de Negócio e explicitar qual o objetivo do Plano de Negócios em relação ao leitor (ex.: requisição de financiamento junto a bancos, capital de risco, apresentação da empresa para potenciais parceiros ou clientes etc.). O...
tracking img