Container

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTAINER
CONCEITO E HISTÓRIA
Caixa construída em aço, alumínio ou fibra, criada para o transporte unitizado de mercadorias e suficientemente forte para resistir ao uso constante.
Constitui um equipamento do veículo transportador, que se caracteriza pela resistência e facilidade de transporte de mercadorias, por um ou mais modais.
Vários tipos de objetos que poderiam ser denominados decontainers, ou seja, recipientes para carga, flexíveis ou não, foram criados e utilizados ao longo do tempo, até que, durante a I Guerra Mundial, foi idealizado pelo exército norte-americano um container que pode ser dado como o precursor dos atuais, embora com dimensões bem menores, para utilização em trens e caminhões.
Durante a década de 50 surgiu a idéia de utilizar os containers na navegação,primeiramente no convés dos navios ora existentes e, posteriormente, em navios especializados para isto.
A Sealand, uma empresa de navegação dos Estados Unidos da América do Norte, foi a pioneira na utilização deste tipo de equipamento, com um transporte de cabotagem na costa leste do país, em 1956, no Ideal X, um navio tanque adaptado para transporte de containers no seu convés, com capacidadepara 58 unidades.
Em 1957 foi lançado ao mar o seu primeiro navio porta-containers, o Gateway City, com capacidade para 226 containers.
Hoje os containers são utilizados em cerca de 200 milhões de unidades ao ano, sendo que boa parte da carga geral é transportada neste equipamento ao redor do planeta.
Os containers são identificados com marcas do proprietário e local de registro, números,tamanhos, tipos, bem como definição de espaço e peso máximo que podem comportar, etc.
Estas características visam dar ao container vantagens sobre os demais equipamentos para unitização de carga, como segurança, inviolabilidade, rapidez e redução de custos nos transportes.
O container também é dotado de dispositivos de segurança aduaneira, e deve atender às condições técnicas de segurança previstaspela Legislação Nacional e pelas Convenções Internacionais, que são ratificadas pelo Brasil.
Os containers tornaram-se modulares e têm as suas medidas padronizadas (característica principal), para serem transportados por qualquer modal de transporte, sem problemas quanto às medidas dos veículos.
Deixou, também, de ser uma caixa fechada, para apresentar diversos tipos, mesmo totalmente abertos.PADRONIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS
Com a sua universalização decorrente do aumento do intercâmbio internacional de mercadorias cada vez mais abrangente exigiu-se a normalização de suas dimensões, características de resistência, dispositivos de fixação, equipamentos de movimentação e empilhamento, marcação e classificação.
Esta normalização tornou-se absolutamente necessária para permitirque o container pudesse ser utilizado igualmente em diversos navios, bem como em outros modais, para poder cumprir o princípio para o qual foi criado.
A padronização dos containers começou a ser pensada pela ISO - International Organization for Standardization, e pela ASA - American Standard Association.
Com o tempo, a maioria dos países acabou adotando como padrão as especificações edimensões propostas pela ISO, o que veio facilitar, inclusive, a construção de navios, caminhões, etc., para o seu transporte, bem como guindastes e equipamentos apropriados para a sua movimentação.
A ISO desenvolveu a normalização necessária, sendo a ISO Recomendation R 668 - Dimensions and Ratings of Freight Container, a primeira recomendação publicada em 1968.
Muito embora a ISO seja o padrãoutilizado, as medidas de altura têm variações e os containers acima de 8’ (oito pés) são padrões ASA.
No Brasil, as normas da ISO foram adotadas pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, que, em 1971, emitiu as primeiras normas relativas ao container, sua terminologia, classificação, dimensões, especificações, etc.
O INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade...
tracking img