Tipologia e dilema de blau e scott

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipologia de Blau e Scott
As organizações não são iguais, mas se baseiam em características comuns da organização, permitindo classificá-las em tipologias. Para Blau e Scott a organização existe paradisponibilizar benefícios, sua tipologia se baseia no beneficiário, portanto as dividiram em quatro categorias de participantes que se beneficiariam da organização formal.
* -os próprios membrosda organização;
* -os acionistas, dirigentes e proprietários da organização;
* -os clientes da organização;
* -o público em geral.
Dentro dessas quatro categorias que a organização visaatender, existem quatro tipos básicos de organização:
Associação de benefícios mútuos- em que os beneficiários são os membros da organização, como os sindicatos, associação profissional, cooperativas, etc.Organizações de interesses comerciais- no qual os proprietários ou acionistas são os principais beneficiários da organização, como as empresas privadas, sociedades anônimas ou de responsabilidadelimitada.
Organizações de serviços- em que um grupo de clientes é os beneficiários principais. Exemplo hospitais, universidades, escolas, organizações religiosas, agências sociais e ONGs.
Organizações deEstado- em que o beneficiário é o público em geral. Exemplos organização militar, correios, instituições jurídicas e penais, segurança pública, saneamento básico.
A tipologia de Blau e Scott da ênfasena força que o beneficiário tem sobre as organizações. Essa tipologia indica que um administrador agirá conforme o tipo de organização em que ele vai estar inserido.
Dilemas da organização segundoBlau e Scott
Para Blau e Scott os dilemas nas organizações geram conflitos que inspiram mudanças, e com a mudança vem à inovação, diferente da teoria da burocrática, que não apreciam mudanças. Para ateoria estruturalista, os conflitos gerados por funcionários e clientes, são excelentes fontes de inovação dentro de uma organização, fazendo com que novas regras sejam criadas para resolver esses...
tracking img