Politicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Evitar a guerra dos sexos deve ser a premissa de toda a organização

Ainda que tantas barreiras culturais continuem resistindo, não há quem duvide da notória evolução da mulher no mercado de trabalho. A cada dia elas ocupam mais postos, conquistam melhores salários e ocupam mais cargos de liderança. No entanto, enaltecer as qualidades femininas em detrimento das masculinas não é o melhor caminhopara que as portas continuem se abrindo para a transformação da sociedade.
“É preciso reconhecer as diferenças, e não promovê-las” diz o psicólogo e mestre em Cognição Humana, Fernando Elias José, que atua como consultor comportamental em diversas empresas. Nesta entrevista ao Portal HSM, ele defende que a presença da mulher no mercado de trabalho deve ser vista com maior naturalidade e que asociedade não pode alimentar a guerra dos sexos.
 
O avanço das mulheres no mercado de trabalho está acontecendo por que as empresas estão valorizando características específicas do gênero feminino no perfil de seus funcionários ou por que a mulher elevou sua qualificação profissional em comparação aos homens?
Acredito que os dois casos ocorrem com bastante frequência. Dentro da experiência queobtive nas empresas em que atuo, a escolha dos funcionários leva em conta a qualificação técnica, independentemente de se tratar de um candidato do sexo masculino ou feminino, observando-se ainda outras características pessoais. Mas sabemos que existem muitas empresas darão preferência para mulheres, por conta de suas características.
 
Mas existem também empresas que irão considerar que a candidataestá em desvantagem por ser mulher?
Vejo que as empresas enxergam muito mais as vantagens do que as desvantagens. Os homens, evidentemente, também levam vantagem em algumas áreas. O que precisa ficar claro é que ninguém deve querer ocupar o lugar de outro. A pessoa deve ocupar o lugar que é dela. Não podemos retroceder alimentando uma guerra dos sexos. Os tempos são outros e devemos tratar essaquestão cada vez mais com mais naturalidade.
 
Mas não há como negar que mulheres e homens têm características diferentes...
É preciso reconhecer as diferenças, e não promovê-las. Mulheres e homens têm suas próprias características e quando aprenderem a trabalhar juntos conseguirão resultados extremamente positivos. Então, é importante sim pontuar as dificuldades e as diferenças, mas quanto mais nósconseguirmos lidar com isso de maneira natural, mais facilmente encontraremos o equilíbrio. 
 
A ideia de que determinadas funções são mais masculinas ou femininas também está ultrapassada?
É claro que mulheres podem se sair melhor em determinadas funções, assim como os homens. Mas nada impede que um homem se saia melhor do que todas as mulheres em uma função classificada como feminina, porexemplo. Embora exista a predominância, não podemos nos prender a essa ideia. Existem incontáveis casos de mulheres exercendo profissões que historicamente eram dominadas por homens, e vice-versa. Tudo depende da situação. Durante uma seleção, é preciso experimentar em alguns momentos. 
 
Como as mulheres respondem ao trabalho de desenvolvimento de lideranças, considerando sua presença cada vez maisintensa em cargos de chefia?
Por ainda enfrentar uma barreira cultural sobre o seu desempenho no mercado de trabalho, percebemos que a mulher está disposta a se dedicar mais para comprovar a sua capacidade. Ela encara sua ascensão profissional como um desafio a ser vencido, com mais motivação. E na maioria das vezes a mulher efetivamente consegue alcançar seus objetivos, a menos que tenha deficiênciasreais.
Portal HSM


EATATISTICA DO IBGE



A participação das mulheres no mercado de trabalho, seu perfil etário e educacional, o contingente feminino no setor público, a jornada de trabalho considerada a escolaridade, o percentual de mulheres que gostaria de trabalhar mais. Esses e outros pontos são levantados pelo IBGE no Dia Internacional da Mulher. O trabalho especial Mulher no Mercado de...
tracking img