Tipologia textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
RIO GRANDE DO NORTE
CAMPUS: PAU DOS FERROS
Disciplina: Português
Professor: Magno
Aluna: Maria Edna de Queiroz Silva

Gêneros e Sequências Textuais

Pau dos Ferros- RN
2012

TIPOLOGIA TEXTUAL (SEQÜÊNCIAS TEXTUAIS)
Ao contarmos algum acontecimento que vimos na rua, sobre como aconteceram os fatos, nós fazemos uso de um tipo deseqüência textual, a narração. Nesse mesmo contexto, as trocas de informações faladas também constituem um tipo de seqüência ou tipologia textual: o diálogo.
Quando opinamos sobre esse dito acontecimento, caracterizamos uma seqüência textual de natureza argumentativa, dentro da dissertação. Por conseguinte, quando
No momento em que consultamos um dicionário ou uma enciclopédia, as informaçõescontidas sobre cada item compõem a seqüência explicativa, com conceituação (verbete) e exemplos.
Se visualizarmos num frasco de xampu o conhecido título “MODO DE USAR” com seu conteúdo, teremos um exemplo prático de seqüência injuntiva, tipo de texto que se caracteriza por fornecer instruções, obedecendo a uma ordem lógica.

TIPOLOGIA TEXTUAL OU SEQÜÊNCIA TEXTUAL

Além dos três tipos de redaçãonormalmente estudados (descrição, narração e dissertação), hoje existem mais três classificações dessas seqüências: injuntiva, explicativa e dialogal.
A seqüência dissertativo-argumentativa (seqüência argumentativa) caracteriza-se pela discussão de uma problemática, com apresentação de idéias amparadas por argumentações e fatos, culminando com uma tomada de posição ou defesa de princípios.
Vejoo Brasil como um país em que, se de um lado existem aqueles que preconizam a idoneidade, probidade e correção, por outro, há aqueles encarregados de sujar nossa Pátria com atos inescrupulosos e sem o menor de sinal de respeito à população.
A seqüência narrativa caracteriza-se por discorrer, contar, relatar fatos, sejam eles fictícios ou reais. Em oposição à descrição, é intensamente dinâmica,por isso predominam os verbos que indicam ação. Apresenta fatos, personagens, cenário, temporalidade.
[...]
Depois pediu que eu me sentasse ao seu lado, pois me achava muito calmo e isto iria fazer-lhe bem. Lá se ia a oportunidade de ler o romance policial que eu comprara no aeroporto, para me distrair na viagem. Suspirei e fiz o bacano respondendo que estava às suas ordens.
[...]
PONTEPRETA, Stanislaw. A estranha passageira.

A seqüência descritiva consiste em retratar com palavras algo que se viu ou se observou, representando um objeto ou uma imagem. Nesse tipo de redação, os verbos de ação estão em segundo plano, dando destaque aos substantivos e aos adjetivos.

O homem que encontrei era alto, magro, parecia estar agitado e pedia por comida. Notei nele um ar de sofrimentocaracterizado pelas roupas sujas e rasgadas e mão bastante calejadas quem sabe pelos descaminhos da vida.
A seqüência injuntiva configura-se por orientar, instruir, através de passos que devem obedecer a uma ordem. É típica dos manuais de orientação:
Modo de usar: Aplique sobre a cutícula e deixe agir de 2 a 3 minutos. Empurre com o auxílio de uma espátula. Se necessário, remova o excesso com oalicate de uma cutícula.
A seqüência explicativa consiste em detalhar ou conceituar determinado elemento, explicando a sua aplicação e suas particularidades. É típica dos dicionários e enciclopédias.
Verbo intransitivo: É aquele verbo que não rege complemento para ter sentido completo. . Ex.: os alunos já saíram.
A seqüência dialogal representa a fala entre duas ou mais pessoas, chamadas deinterlocutores. Poderá vir inserida dentro de uma seqüência narrativa.
- Oi, como você está?
- Vou bem, obrigado. Há quanto tempo!!
- Pois é, essa correria louca...
- De repente, podemos marcar alguma coisa...
- Quem sabe agora!?

EXERCÍCIOS

Observe o fragmento abaixo e responda às questões.
Na parte inferior, à esquerda do quadro, está uma figura fragmentada com a cabeça cortada,...
tracking img