Tipo de monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exemplo do Padrão de Monografia de Final de Curso





Observação: Recomendamos a leitura cuidadosa de cada folha deste exemplo
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Matemática e Estatística
Departamento de Informática e Ciência da Computação



NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE
MONOGRAFIAS DE FINAL DE CURSO:
PROJETOS





Autor(es):NOME COMPLETO DO(S) ALUNO(S)RIO DE JANEIRO
MÊS/ANO


NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE

MONOGRAFIAS DE FINAL DE CURSO: PROJETOS.




Nome Completo do(s) Autor(es)




Monografia submetida ao corpo docente do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Bacharel em Informática eTecnologia da Informação.





Banca Examinadora:



Profo : ____________________________________
Nome Completo do Orientador - Orientador
Professor(a) IME/UERJ



Profa: ______________________________________
Rosa Maria Costa
Professora IME/UERJ



Profa: ______________________________________
Maria Clicia Stelling de CastroProfessora IME/UERJ











Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2007.


























Aos meus pais e amigos.







AGRADECIMENTOS





O agradecimento é uma parte opcional na monografia. Em geral, aqueles que decidem inserir agradecimentos devem começar pelas pessoas que participaram diretamente do desenvolvimento dotrabalho, como o professor orientador e outros professores que colaboraram durante a monografia. Em seguida, mencionar os órgãos de fomento, se os alunos em algum momento receberam, por exemplo, bolsa de iniciação científica. Podem ser, ainda, incluídas pessoas relacionadas à instituição, como profissionais técnicos e administrativos, e as demais pessoas de seu convívio pessoal, como pais, cônjuges eamigos.
Por exemplo, podemos inserir um agradecimento, como o mostrado a seguir, de professores que participaram na elaboração do trabalho.
Gostaria de agradecer as professoras Fernanda Cláudia Alves Campos, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e Maria Clicia Stelling de Castro por terem disponibilizado uma versão inicial deste manual de monografia de final de curso, no qual nosbaseamos para a realização deste trabalho.
Se tiver algum pensamento ou frase que possua um significado especial, esta pode ser inserida num último parágrafo, como por exemplo:
“Às vezes é preciso se dedicar, sonhar e acreditar para se alcançar um objetivo”.























RESUMO




A educação que valoriza o desenvolvimento do sensocrítico dos alunos evidencia a importância do envolvimento dos alunos e educadores. Este tipo de educação pode facilitar os objetivos de ensino-aprendizagem. Para isto, é necessário colocar em primeiro plano a atividade intencional dos educandos, através do processo contínuo da construção do saber. Desta forma, este exemplo de estrutura de monografia procura nortear e motivar os alunos nodesenvolvimento de seus projetos.
Trata-se de uma proposta não só de padronizar, como também fazê-los pensar e desejar uma reorganização da relação com o conhecimento dentro da aprendizagem. Busca assim, criar contextos pedagógicos onde alunos e orientadores modifiquem de forma positiva, suas relações recíprocas e sua relação com o conhecimento. Esperamos que alunos e orientadores estabeleçam umcontato cada vez mais promissor.
O objetivo principal deste trabalho é informar como realizar um texto de monografia de final de curso coerente, o mais correto e padronizado possível. Uma monografia de final de curso consta das seguintes partes: a introdução, o corpo do trabalho e as conclusões. A Introdução destaca as questões motivadoras e os objetivos do trabalho. O corpo do trabalho,...
tracking img