Estrutura e conteudo de monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA E CONTEUDO DE MONOGRAFIA




TITULO

O título foi e será sempre um elemento fundamental que resume, em poucas palavras, todo o texto e que funciona como uma assinatura do total da obra. E a importância do título em uma monografia ou um TCC é tão grande que um professor orientador se sentirá impressionado se o aluno for capaz de escolher um bom título, ou tema da monografia por sipróprio. No entanto, não basta simplesmente escolher um bom título, mas é necessário também um tratamento adequado do tema da pesquisa monográfica, sendo que ambos os conceitos se confundem.

Porém, deve-se esclarecer que todos os tipos estruturais discutidos neste artigo fazem parte do rol de elementos de monografias, estando presentes em qualquer trabalho monográfico

A importância dotítulo jamais se dilui na formas digitalizadas do idioma. Pelo contrário, o título ou tema de uma monografia tem um novo peso neste mundo web em que vivemos hoje. Muito mais pessoas têm acesso às monografias, artigos científicos e projetos de pesquisa redigidos por outrem, e por isso precisam apresentar um tema inovador, condensado em um título arrasador. Saiba escolher o TITULO DE MONOGRAFIAS

Maisum aspecto importante, o título dos artigos cientificos e monografias é importante, ainda, para o posicionamento sites de busca no universo de páginas digitalizadas e no que está relacionado com quão acessível estará um texto determinado para uma busca aleatória que se realize, no mesmo idioma, em qualquer parte do planeta.

Quando já se dispõe de um tema, de um título ou de um experimento aoredor do qual se construirá a ponte de informação, seja esta meramente enunciativa, contenha uma opinião determinada ou argumento, ou conduza a uma dúvida, talvez maior, que a que se queria responder no princípio do texto, já que uma monografia não significa a resposta final para a temática selecionada (o que não deve ser surpreendente, já que o conhecimento é infinito), a estrutura poderá estarformada por quatro pontos fundamentais:

A INTRODUÇÃO DA PESQUISA MONOGRÁFICA

Se o primeiro bloco importante é constituído pelo título do artigo monográfico, o segundo bloco seria uma breve introdução que toca os “pontos nevrálgicos” do texto enquanto mostra e relaciona as idéias principais do conjunto textual. Este “encabeçamento” não pode ser muito maior que 800-1000 palavras, entre 4 e 10% dototal de palavras escritas em um TCC ou um artigo científico (O número de palavras para um artigo ideal, que constitua uma idéia, que ensine algo ao leitor, oscila entre 50 a 100 páginas).

Esta introdução, em alguns casos, pode ser usada como se fosse uma epígrafe, isto é, uma forma abstrata que contém toda a informação textual, e neste gênero de redação monográfica deverá incorporar-se aqui aspalavras fundamentais ou chave. Também pode aproveitar-se, o primeiro contato entre o leitor e o autor, para deixar um problema sem resolver dando voltas na cabeça do leitor de sua monografia ou seu TCC. Deve ser especialmente atraente e deixar o leitor com vontades de continuar a ler.

Saiba mais sobre a Introducao de tcc

O DESENVOLVIMENTO DA MONOGRAFIA OU DO TCC

Um terceiro pontoestaria destinado ao desenvolvimento da monografia propriamente dita. Claro está que será o estilo e o tipo de conteúdo o que guiará este “desenvolvimento” da temática selecionada. Por exemplo, há classes de pesquisas monográficas verdadeiramente temporais e, dentro das que se cingem à sucessão de acontecimentos, estariam as monografias que evoluem cronologicamente desde o passado em direção ao futuro epassando pelo presente. Os diferentes momentos temporais seguirão uma lógica progressiva denotando-se a mesma, pelo uso dos verbos em seus respectivos tempos:

“Na antiguidade os homens acreditavam que…”

"Mas hoje se sabe que não são os deuses a causa das chuvas e tempestades, mas o encadeamento das condições climáticas…”

“Enquanto se esperam os progressos das últimas pesquisas...
tracking img