Ilha de santo amaro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A ILHA DE SANTO AMARO

O ponto de partida para a história do Guarujá começa a partir da ilha de Santo Amaro, que era apenas conhecida como a Ilha do Sol, quando o rei de Portugal mandou expedições para guardar a costa brasileira. Como não obteve êxito, enviou uma expedição colonizadora e é nesse momento, que começa a história de Guarujá, ou melhor, Ilha de Santo Amaro, no século XVI, porvolta de 1.502. Nesse ano, uma armada, comandada por André Gonçalves e Américo Vespúcio, ancorou, a 22 de janeiro daquele ano, na costa ocidental da Ilha de Guaíbe (mais tarde denominada Santo Amaro), nas proximidades da Praia de Santa Cruz de Navegantes. Na ilha fronteiriça fundaram o Porto de São Vicente (Porto das Naus).
No livro histórias de Santos, nos diz que no diário de Alonso de Santa Cruzse achava no dia 21 e principio de 22 de janeiro de 1532, fundeada junto à atual praia do Góis, a esquadra de Martim Afonso de Souza (uma praia da ilha do Sol) aceito como esta que a ilha do Sol desse diário é a mesma ilha Oriental de, ou seja, a Ilha de Santo Amaro de hoje (MARTINS, Francisco 1986 p.36).
Com isto iniciamos nosso trabalho supondo que Martim Afonso de Sousa desembarcouinicialmente na ilha de Guaíbe.
Ao passar pela ilha da Madeira, a Armada Colonizadora de Martim Afonso de Sousa, e a interesse do rei D. João III, embarcaram os irmãos Adorno para o Brasil como reconhecidos técnicos da cultura da cana e da indústria do açúcar, já como escolhidos para realizá-las nas terras vicentinas levando para isso, subentendidamente, todo o necessário aparelhamento.
José Adorno vinhapara fundar um engenho de açúcar, trazendo da Madeira as máquinas e peças desse engenho. Recebeu terras para isso, como vários outros que seriam plantadores de cana para ele.
Assim, de 1532 a 1535 e de 1535 a1540, durante oito anos José Adorno fundava e fazia crescer o seu engenho de nome em louvor a São João. Sendo José Adorno um fervoroso católico, vindo a se casar em terras do Enguaguaçu com anobre Catarina Monteiro, filha de Cristovão Monteiro, fidalgo português e Marquesa Ferreira sua mulher (LICHTI, Fernando 2002 p.122).

1.1 A Primeira Capela da Povoação

Jorge Ferreira, um dos primeiros povoadores da região chegou com Martim Afonso de Souza, casou-se com Joana Ramalho, neta do cacique Tibiriçá. Jorge Ferreira cavaleiro fidalgo obteve a doação de terras na ilha de Guaíbe, hojeSanto Amaro e, além disso, ocupou cargos importantes, entre eles, o de capitão-mor e ouvidor da Capitania de Santo Amaro e, por duas vezes o de capitão-mor da Capitania de São Vicente.
Na ilha de Guaíbe, Jorge Ferreira estabeleceu uma povoação onde o genovês José Adorno e sua mulher Catarina Monteiro fundaram uma capela dedicada a Santo Amaro de quem eram devotos e a doaram ao povo.
Infelizmenteo povoado não prosperou e dele não restou vestígio. A capela, a qual deduz-se ser localizada pouco atrás da Fortaleza da Barra Grande ruiu e as alfaias foram entregues a Cristóvão Diniz, almoxarife em 24 de setembro de 1576.
A donatária doada a Pero Lopes de Sousa (irmão de Martim Afonso), por causa da capela passou a se chamar Capitania de Santo Amaro, Assim se a primeira capela poucainfluência teve quanto à religião, muita importância exerceu na nomenclatura, pois em conseqüência, a ilha onde se situa o município de Guarujá tem o nome de Ilha de Santo Amaro.
O Cristianismo chegou ao Brasil já no descobrimento e lançou profundas raízes na sociedade. O Cristianismo tem sido a principal religião do Brasil, predominando a Igreja Católica Romana.
O catolicismo no Brasil foi trazido pormissionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses nas terras do Brasil. O catolicismo possui grande presença social, política e na cultura do Brasil.
Com a construção da Capela de Santo Amaro em 1544, o local passou a ser ocupado, também, pelos jesuítas, encarregados da catequização dos índios. A partir dai, começaram a ser construídas as fortalezas, para a defesa do...
tracking img