Timor leste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

TIMOR LESTE – "O Retorno dos Conflitos" – 3ª de 3

Julho 1, 2006
[pic]Após o curto período de relativa paz denominado pós-guerra, os conflitos estão de volta em Timor Lorosa’e e apesar denão serem comparados aos atos de violência do sangrento passado timorense, os atuais conflitos tendem ser muito mais contundentes que outrora. Desta vez o inimigo é interno. Quando o maior opositorfaz parte da própria gente, detê-lo significa cortar na própria carne!
Timor é um país jovem e, como tal, passa por muitas dificuldades. Como adendo às crises, está o fato de que Timor é um país quepassou por muitos outros conflitos em sua conturbada história e isso se refletiu ao longo desta, dando margem para que suas guerras ganhassem proporções sem iguais. Antigos conflitos pegam carona nosatuais e isso resulta em múltiplos conflitos em que nunca se sabe em qual esfera brigas, incêndios e assassinatos, estão ocorrendo.
Apesar dos contra-tempos o povo timorense é apaixonante. Mesmo osex-guerrilheiros carregam no olhar um temor que o fazem parecer acuados. Um timorense não atravessa sua frente sem que, com um dos braços esticados e a cabeça baixa, pronuncie: “licença, senhor”. Suabaixa estatura e timidez constroem uma imagem de fragilidade que nos faz imaginar o quanto já sofreu. No entanto, pensar em sua imagem não fornece real idéia da força na luta por sua liberdade.
Apósvencer a grande batalha, no entanto, enganou-se quem pensou que todos os obstáculos estavam vencidos. Como um vulcão que gera grande parte de sua potência de forma calma e silenciosa, os atuaisconflitos encarados por Timor também só despertaram o clima inconstante quando já estavam próximos da erupção. A guerra nasceu silenciosa, mas, ao contrário do que possam pensar, não oculta. Talvezmenosprezada.
Na verdade não deram devida importância a razão do descontentamento de militares e policiais timorenses por vislumbrarem uma carreira que só era permitida aos pertencentes de determinadas...
tracking img