Quimica molecular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Química é a ciência que estuda os materiais que constituem a natureza, sua composição e preparação, as transformações que sofrem as energias envolvidas nesses processos e a produção de novos materiais. A Química está presente em todas as atividades da humanidade. Muitas vezes informações imprecisas, como “este alimento não contém química”, ou alarmistas, como “a energia nuclear mata”, levam ohomem a “ter uma visão distorcida” da Química. É necessário, portanto, fazer uma análise dos benefícios e malefícios que essa ciência traz.
É impossível imaginarmos um mundo privado de combustíveis, medicamentos, fertilizantes, pigmentos, alimentos, plásticos etc., produtos fabricados em indústrias químicas.
Os problemas que podem surgir dependem da forma de produção e aplicação desses produtos, eo homem, como articulador, deve estar consciente de seus atos. Vamos então buscar conhecimentos na Química e exercitar o pensar para o melhor aproveitamento dessas informações.


Gleison C. S. Senra
[pic]Módulo 01. Reações Químicas

( Reações Químicas
A queima de uma vela, a obtenção de álcool etílico a partir de açúcar e o enferrujamento de um pedaço de ferro são exemplos de transformaçõesonde são formadas substâncias com propriedades diferentes das substâncias que interagem. Tais transformações são chamadas reações químicas. As substâncias que interagem são chamadas reagentes e as formadas, produtos.
As reações químicas costumam ocorrer acompanhada de alguns efeitos que podem dar uma dica de que elas estão acontecendo.
Vamos ver quais são estes efeitos?[pic] LIBERAÇÃO DE GASES
[pic]  FORMAÇÃO DE PRECIPITADO
[pic]  MUDANÇA DE COR
[pic]  ALTERAÇÕES DE CALOR


Na linguagem química, podemos associar as sentenças às equações químicas. Elas expressam por escrito o que ocorre em uma reação química; portanto elas devem representar o que ocorre antes e depois da reação. Por exemplo, para obter a água, o hidrogênio e o oxigênio têm que reagir.[pic]
Vamos escrever isso na forma de equação química! .

H2 + O2 ( H2O


As substâncias que estão à esquerda da seta (H2 + O2) são denominadas reagentes e as que estão à direita (H2O), de produtos. A seta indica o sentido em que ocorre a reação.
Olhe bem para a equação descrita acima. Você percebeu alguma coisa errada?
Pois é, tem, e nós vamos descobrir utilizando uma frase muitofamosa que vai esclarecer este mistério.

Um químico francês muito conhecido chamado Lavoisier elaborou uma lei denominada "Lei da conservação da massa", que pode ser resumida em uma frase muito famosa:

"Na natureza, nada se perde nada se cria tudo se transforma."

Se nós aplicarmos essa frase na equação química da produção da água descrita acima, vamos observar que existem dois átomos deoxigênio no lado dos reagentes e apenas um no lado dos produtos, ou seja, um oxigênio ficou perdido. Isso significa que a equação não está completa, pois não obedece à Lei de Lavoisier. Como podemos solucionar esse problema?

Nós podemos multiplicar o hidrogênio por dois, assim teremos quatro hidrogênios, e, depois, multiplicarmos a água também por dois, ficando com duas águas.

[pic]
 
2 H2 (g) +O2 (g) → 2 H2O (l)
  Dessa forma conseguimos aplicar a teoria de Lavoisier! Portanto, podemos dizer que essa equação está balanceada, porque contêm o mesmo número de átomos de cada elemento em ambos os lados da equação.

[pic]
[pic]





( Balanceamento das Reações Químicas

Equações químicas

Os químicos utilizam expressões, chamadas equações químicas, para representar as reaçõesquímicas.
Para se escrever uma equação química é necessário:
• Saber quais substâncias são consumidas (reagentes) e quais são formadas (produtos);
• Conhecer as fórmulas dos reagentes e dos produtos;
• Escrever a equação sempre da seguinte forma: reagentes => produtos
Quando mais de um reagente, ou mais de um produto, participarem da reação, as fórmulas das substâncias serão...
tracking img