Tijolo ecologico modular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TIJOLO ECOLÓGICO MODULAR


A mistura de solo, cimento e água é a base do tijolo ecológico. Para tomar forma, essa mistura é colocada em fôrmas e recebe uma carga de 6 toneladas com a prensa hidráulica. O processo de cura destes tijolos é feito com água, a hidrocura, por quatro dias para adquirir a resistência adequada. A partir deste processo, a olaria tradicional deixa de existir, e nasce aolaria ecológica, que evita o desmatamento de árvores para a queima do tijolo.

[pic]

[pic]

Os furos nos tijolos funcionam como termo acústicas, que controlam as temperaturas e diminuem os ruídos.

A quantidade de argamassa que será utilizada na execução da obra é menor do que utilizando o tijolo convencional, e poderá ser aplicada com a argamassa de bico dosador.

[pic]x [pic]

O que aumenta aresistência da estrutura são os encaixes que existem nos tijolos, facilitando a colocação e ainda diminui o tempo de conclusão da obra.

Devido suas faces lisas e belas, não há necessidade de reboco e permite assentamento de azulejos e outros acabamentos, quando desejado.










O cimento é utilizado em pequena quantidade na construção com o tijolo modular, além das colunas e vigas seremrealizadas facilmente utilizando os furos e as canaletas.
O Tijolo Ecológico Modular foi aprovado e regulamentado pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
A construção com tijolo modular favorece uma obra limpa, com menor entulho e perda de material.
[pic]

A desvantagem do tijolo ecológico é o preço, ele é bem mais caro do que o tijolo cerâmico. Outro fator, é que a mão de obra tem que serespecializada, o que é escasso no momento.




















PATOLOGIAS DAS CONSTRUÇÕES



Os danos causados nas construções civis são chamados de patologias ou manifestações patológicas e é o estudo dos problemas, falhas e defeitos que danificam uma ou mais estruturas do edifício.

Infiltrações

É a mais comum das patologias, devido à má execução dos projetos, falta de preparo do profissional edescaso com os fatores naturais. Além do mofo, manchas nas paredes e bolhas nas pinturas a infiltração pode ocasionar problemas estruturais como surgimento de trincas ou fissuras e até mesmo pode ser condenado pela defesa civil, se não detectada a tempo.

[pic] [pic]



Para resolver o problema é necessário achar a causa da infiltração. Às vezes é necessário, trocar o rejuntamento ou orevestimento. Quando o problema é diferença de temperaturas a ventilação pode ajudar. Já em casos de revestimento desagregado, será necessária sua completa remoção, logo após, a limpeza da parede com escova de aço. Depois de todo este processo será aplicado o revestimento e o selador, para ai sim poder ser refeito o revestimento.













Caso real:

[pic][pic]

[pic][pic]

Extraído do site:http://mundodaimpermeabilizacao.blogspot.com.br/2012/01/solucao-para-infiltracao-em-parede.html


Caro Elciney, boa tarde!
Moro em uma casa construída há cerca de 20 anos. Na parede interna (com 2 metros de largura) que divide a sala e a copa havia um ponto de infiltração. Como a massa-corrida não fixava no local e, a urgência para efetuar a mudança, contratei um pedreiro inexperiente. Ele retirou o rebocodesta parede (junto ao reboco havia algum produto de coloração escura) e assentou pedra São Tomé, do chão ao teto. Concluídas as pinturas da sala e da copa e, com pouco tempo, houve a formação de bolhas de infiltração nas paredes da sala e da copa (na altura do piso de mais ou menos 1,5m), além de nos dias de chuva ficar marejando água na pedra assentada (mais ou menos 40cm de altura a partir dopiso). A parede da copa e da sala divide com a casa vizinha, ou seja, tenho que resolver o problema do meu lado. Arrumei outro pedreiro e ele sugeriu a retirada das pedras e fazer a aplicação de manta asfáltica nas paredes, até a altura de 2 metros. E, em cima da manta ele aplicará produtos (não me lembro dos nomes) impermeabilizantes. E, depois, aplicar o reboco.
Pergunto:
1) Pode se aplicar manta...
tracking img