Iram

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tijolo ecológico

Através de um processo evolutivo ao longo dos milhares de anos, surge a construção mais velha que se conhece, a da pirâmide Quéops, no Egito, construída à cerca de2.600 anos a.C. 
Esta técnica usada foi adotada a partir de recursos naturais, onde eles pegavam conchas de mariscos e trituravam. Em seguida, pegavam óleo de baleia e terra e juntavam às conchasde mariscos trituradas. 
Quando estes três materiais estavam juntos, jogavam água por cima formando uma grande masseira. Após todo esse processo, estando a massa homogênea, eles faziam formasde 2 metros por 1 metro e transformavam em milhares de blocos, esta construção continua intacta até os dia de hoje.
Outras construções milenares que se conhece com tecnologia semelhante é oFechamento de Tel-aviv, em Israel, e a Muralha da China.
Ao longo destes anos surgiram as mais variadas técnicas com este tipo de construção. Em 1960, uma revista italiana divulgou uma pesquisaonde informava que 20% das construções do mundo são construídas com este tipo de tecnologia. Aqui no Brasil este processo começou com a construção de tijolos de adobe, antes de seu descobrimento osantepassados já dominavam as técnicas do solo-cimento que, com o passar do tempo mostra força e resistência, vencendo os agentes da natureza ainda de pé com um incrível estado de conservação.
NoBrasil, cidades como Ouro Preto, Diamantina e Paraty têm em comum quatro séculos de história que testemunham o uso intensivo da taipa de pilão, do adobe, e da taipa de sopapo ou pau-a-pique. Os métodosde construção à base de solo foram intensamente utilizados até 1845, quando surgiu um novo material, o cimento Portlant. A partir de meados do século XIX, o solo começou a ser visto como material desegunda categoria e passou a ser utilizado, quase que exclusivamente, nas áreas rurais.
  Segundo o Prof. Francisco Casanova a receita do tijolo de solo estabilizado é simples: mistura-se...
tracking img