Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

SOBRE

OS

ÁCIDOS

O que é um Ácido ?

Existem várias definições para ácidos, das quais a mais utilizada é a definição do químico Sueco Svant August Arrhenius, formulada no final do século XIX. Segundo ele, ácidos são substâncias que se ionizam em solução aquosa, liberando íons H+ (íon hidrogênio).

Um exemplo é o ácido clorídrico (HCl) que se decompõe em :

HCl: H+ + Cl –Alguns anos mais tarde,e em 1923, Brosnted descreve, numa definição mais geral, a idéia de que ácido é uma substância que se comporta como um doador de prótons (íons H+). Assim, esta ultima definição generaliza a teoria de ácidos de Arrhenius e, todas as substâncias que se comportam de acordo com essa definição, são ácidos de Brosnted.

O químico americano G.N. Lewis, formulou uma definiçãomais geral que, segundo ele, um ácido é uma substância susceptível de captar um par de elétrons.

Apesar da definição de ácidos e bases de Lewis ter uma grande importância devidoá sua generalidade, quando normalmente falamos de um ácido ou de uma base, estamos nos referindo a definição de ‘’Lewis’’ é usualmente reservado para substâncias que podem aceitar um par de elétrons, mas que não contémátomos de hidrogênio ionizáveis .

Propriedade geral dos Ácidos ;


Tem um sabor azedo (como exemplos : o vinagre deve o seu sabor ao ácido acético, e o limão ao ácido cítrico).
Causam mudanças de cor nos corantes vegetais (por exemplo: alteram a cor da tintura azul de tornesol, de azul para vermelho).
Reagem com certos metais( como zinco, o magnésio e o ferro) produzindo hidrogênio gasoso.Reagem com carbonatos e bicarbonatos, para produzir dióxido de carbono gasoso. As suas soluções aquosas conduzem eletricidade.
Nomenclatura dos ácidos :
Um dos problemas para os alunos de química, é a nomenclatura das substâncias. Essa dificuldade poderá residir ao fato de que esses alunos desconhecem o nome dos ânions. Devem então, primeiramente aprender o nome dos principais ânions, e senecessário consultar a tabela periódica de ânions e cátions.

Exemplos:
O nome do ácido é composto por doas palavras:
ÁCIDO+NOME DO ÂNION COM TERMINAÇÃO ALTERADA.
A alteração deverá ser feita da seguinte forma:
Ex: ÂNION Cl- (íon cloreto) O ácido chama-se Ácido Clorídrico.
ÂNION SO4 (2-) (íon sulfato) O ácido chama-se Ácido Sulfúrico.
ÂNION SO3 (íonsulfito) O ácido chama-se Ácido sulforoso.


Ácidos Fortes :

Chama-se ácido forte, aquele ácido que se dissocia completamente em solução a temperatura e pressão constantes. Nessas condições, a concentração de um ácido forte é igual à concentração de íons de hidrogênio (HIDROGÊNIO H3O+). A equação para a completa dissociação de um ácido forte (HÁ) é:
HA(aq)? H+(aq) + A-(aq)
Onde o ácidoliberta prótons (H+) e uma base conjugada (A-) em concentração iguais.

[HA] = [H+] = [A-]; ph = -log[H+].

Por exemplo:

HCl + H2O ? H30 + Cl-
A constante de dissociação de um ácido forte em comparação com ácidos fracos é igual a da concentração de hidrônio expressa no termo logarítimico: pKa < -1.74.

Alguns ácidos fortes bastante conhecidos são o ácido clorídrico, o ácido sulfúrico, oácido nítrico e o ácido periclórico.

ÁCIDO NÍTRICO

Características : O ácido nítrico é obtido pela oxidação da amônia em processo catalítico. Liquido incolor e transparente, em contato com o calor se decompõe formando vapores amarelos de gás nitroso e reagem violentamente com metais, formando gás hidrogênio. Outras designações: Nitrito de Hidrogênio.

Dados Físicos :

• DensidadeEspecífica : 1,335 gr/lt/cm3

• Concentração Média : 53,0 %

• Ponto de Ebulição : 860C

• Ponto de Fusão : -41 590C

• Viscosidade :0,761 cp à 250C

Utilização :

• Fabricação de Nitrato de amônia.

• Sínteses Orgânicas (em corantes, drogas, explosivos, nitratos de celulose, sais de nitrato.)

• Metalurgia

• Fotogravura

• Flotação de...
tracking img