Tiago

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE RECOMENDAÇÃO DE EVENTOS COM USO DE GEOLOCALIZAÇÃO1
Ricardo Pareja de Jesus Mauricio Escobar – Orientador Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campus Canoas Av. Farroupilha, 8.001 – Bairro São José – CEP 92425-900 – Canoas - RS 22 de junho de 2011

RESUMO
O objetivo deste projeto consiste em apresentar umsistema desenvolvido para recomendação de eventos, com base no perfil e geolocalização do usuário. Para isso, foi feito o estudo dos conceitos de sistemas de recomendação, geolocalização e web 2.0, através de pesquisas realizadas em publicações na Internet e na literatura.

Palavras-chave: Sistemas de recomendação; Geolocalização; Web 2.0.

ABSTRACT
Title: “DEVELOPMENT OF RECOMMENDATIONSYSTEM USING GEOLOCATION”
The objective of this project is to present a system developed for events recommendation, based on user’s geolocation and profile. To do so, a study was made concerning recommendation systems, geolocation and web 2.0, searching for content on internet publications and books.

Key-words: Recommendation systems; Geolocation; Web 2.0.

1 INTRODUÇÃO
A internet é atualmente omeio de comunicação mais utilizado para a busca de informações, devido principalmente à quantidade de conteúdos que disponibiliza. O excesso de informações, muitas vezes, é bom, pois assim o usuário tem diversas opções de referências para um mesmo assunto. Por outro lado, a grande quantidade de fontes ou a falta de uma fonte oficial e confiável pode confundir o usuário, ao receber informaçõesincorretas ou desatualizadas. Ainda no que se refere ao excesso de dados na web, a existência de um sistema que gerencie um conjunto de informações, e que tenha como objetivo apresentá-las ao usuário de forma organizada pode facilitar o acesso do mesmo ao conteúdo de seu interesse. A motivação deste trabalho surgiu a partir da verificação de inúmeras informações existentes na web, relacionadas aeventos de diversas áreas. Observou-se que assim como todos os tipos de conteúdo existentes na internet, as informações referentes a eventos existem em diversos sites de diferentes níveis de credibilidade. Este trabalho apresenta o sistema desenvolvido que consiste em recomendar eventos, centralizandoos em um só site, permitindo ao usuário maior facilidade para encontrar informações adequadas às suasnecessidades. Para melhorar os resultados exibidos ao usuário o sistema leva em consideração informações do: perfil do usuário, como por exemplo, categorias de eventos que ele gosta, e sua localização geográfica. O restante do trabalho está estruturado como a seguir: a seção 2 apresenta o referencial teórico – Web 2.0, Sistemas de Recomendação, Arquitetura MVC – e algumas tecnologias utilizadas –API de ________________________ 1Artigo final da disciplina de Projeto em Desenvolvimento de Software submetido ao curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas.

1

Geolocalização do HTML5, Google Mas API. A seção 3 apresenta alguns trabalhos relacionados. A modelagem e desenvolvimento do sistema são apresentados na seção 4. Por fim, aconclusão é apresentada na seção 5.

2

REFERENCIAL TEÓRICO E TECNOLOGIAS

Esta seção apresenta os temas e tecnologias envolvidos no desenvolvimento deste trabalho. São eles: Web 2.0, Sistemas de recomendação, filtragem baseada em conteúdo, filtragem colaborativa, filtragem híbrida, arquitetura MVC, API de Geolocalização do HTML5 e a Google Maps API.

2.1

Web 2.0

O termo Web 2.0 surgiu emuma conferência de brainstorming entre as empresas O’Reilly Media e MediaLive International, onde Dale Doughherty, vice-presidente da O’Reilly Media, percebeu que empresas que haviam sobrevivido à crise possuíam muitas características em comum (O’REILLY, 2005). Esse conjunto de características forma o conceito de Web 2.0. Após o surgimento do termo e sua popularização, Tim O’Reilly, fundador da...
tracking img