Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
As vitaminas são um grupo de compostos orgânicos, quimicamente não relacionados entre si, distribuídos nos reinos vegetal e animal. Embora necessárias em pequeníssimas quantidadesna alimentação, as vitaminas são consideradas essenciais; não são sintetizadas pelo organismo e nem armazenada em quantidades significativas no organismo sendo necessária seu consumo diário. Asvitaminas são classificadas quanto à solubilidade em vitaminas lipossolúveis e Hidrossolúveis.
Origem do termo vitamina
Em 1911, um jovem químico do Lister Institute de Londres,Casimir Funk, isolou, do farelo de arroz, uma substância cristalizada que possuía uma função amina. Como essas substância se revelou capaz de prevenir e de curar o “beribéri” experimental, Funk criouo termo “vitaminas”, que antigamente significava amina vital, mas posteriormente com estudos realizados foram descobertos outros fatores nutricionais orgânicos, também necessário em pequenasquantidades, mas que não eram aminas, porem o termo vitamina já estava consagrado pelo uso.
Estrutura química
É conhecida como vitamina B1, é composta por umapirimidina substituída e um componente tiazol e sua formula molecular C12H17N4OS e sua formula estrutural está representada ao lado.
Possui dois anéis heterocíclicos, um anel pirimidico (anelaromático de seis elementos com N ) e um anel tiazol (anel aromático com cinco elementos com N e S), que são ligados através de grupos metileno.
Função
Atua comocoenzima de vários sistemas que catalisam reações de descarbolização oxidativa (participa do ciclo Krebs ,via das pentoses fosfatadas.). Desempenham um papel fundamental no metabolismo oxidativo deglicídios e lipídeos sendo importantes para produção de energia no organismo. É fundamental para o funcionamento do cérebro, músculos e nervos (sistema nervoso central, coração, fígado)....
tracking img