Ti o mercado de trabalho de ti ainda dá pé

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mercado de Trabalho de TI ainda dá pé?

Diariamente recebo vários emails e frequento alguns Foruns onde percebo que cada vez mais profissionais de TI estão em busca de orientação quanto a sua carreira, seja por estarem fora do mercado de trabalho, seja para conquistar uma melhor colocação/remuneração.
Pois bem, decidi abordar um pouco esse assunto do meu ponto de vista, como profissional deTI que enfrenta no dia-a-dia alguns dilemas.

O primeiro grande equívoco que vejo sobretudo nos mais jovens e "marinheiros de primeira viagem" é achar que trabalhar com TI é algo comparável a ganhar dinheiro jogando videogame.É óbvio que para alguns ter contato com tecnologia e atuar profissionalmente em uma área que "está na moda" por si só já é gratificante mas lembre-se nem tudo sãoflores...

O profissional de TI deve antes de mais nada estar antenado com o mundo da tecnologia, conhecer a fundo as ferramentas disponíveis num dado instante não é o suficiente, o profissional deve procurar conhecer o que vem pela frente, acompanhar sua evolução e estar preparado para sua aceitação.Isso exige alto investimento, seja de tempo, seja de recursos financeiros, aqui temos o primeirogrande dilema dessa carreira, o investimento nem sempre resulta em retorno posterior.

No passado ser auto-didata era o suficiente para se conseguir uma boa colocação, hoje o mercado não está disposto a correr o risco de contratar um profissional "bom de papo", ele quer garantias que está contratando um profissional qualificado para a função que deverá exercer, como sempre aí surge um novo mercado,o Mercado da Formação.

Hoje esse mercado é muito bem explorado, cursos de especialização, cursos preparatórios para certificações, cursos universitários mais direcionados ao campo de atuação, enfim, prepare-se para reservar no mínimo 30% de seus recursos para se especializar.Quero deixar claro que não me posiciono contra o Mercado da Formação mas questiono sim a relação custo X benefício paraobter esse conhecimento.

Quem nunca passou pela experiência ou conhece alguém que fez um Curso de Informática e ao final deste não aprendeu o desejado? Quero aqui ratificar que a culpa pode ser do indivíduo que está frequentando o curso ou da entidade que está ministrando o curso.É fato que alguns cursos não preparam o profissional para o que ele irá encontrar no mundo real, portanto, cuidadocom promessas milagrosas de se tornar um Expert em Banco de Dados fazendo um cursinho de DBA numa entidade qualquer.

Lembre-se, concluir um determinado curso não significa dizer que você está pronto para o mercado de trabalho, devemos ter em mente que um bom curso nos dará uma base sólida de conhecimento, mas só após passar por inúmeros projetos, transpor diversos obstáculos e atuar emdiferentes cenários estaremos mais próximos do ideal, ou seja, a prática e a experiência ainda são pontos fundamentais para o sucesso profissional.

Mas afinal, o que é mais importante, a Formação Acadêmica ou a Experiência Profissional?
Embora possa parecer simples, na prática a resposta à esta questão é a causa de muitos profissionais hoje estarem com dificuldade para entrar ou se recolocar nomercado de trabalho, é fato que as empresas buscam profissionais com ambas mas em um país onde as desigualdades sociais são tantas é difícil um grande número de profissionais que atendam a todas as exigências, como agravante na TI temos o fator de obsolescência tecnológica elevada, ou seja, ao término de formação em uma determinada tecnologia não é improvável que esta já esteja ultrapassada.

Omercado está absorvendo tecnologia cada vez mais rápido e acompanhar todo esse processo não é tarefa para qualquer um, além do investimento em formação que comentei anteriormente, existe o investimento de tempo, que envolve privação do lazer, da família, do descanso. Muitos de nós chegam ao ponto de questionar "Será que vale realmente a pena levar uma vida assim?"
Gostaria que você refletisse...
tracking img