Aspies no ambiente escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

As crianças diagnosticadas com Síndrome de Asperger (SA) são um dos desafios que educadores encontram em sala de aula, neste processo de transformação da sociedade em uma sociedade inclusiva e mais democrática. De modo geral, elas são vistas como “esquisitas” por apresentar falta de jeito para interagir socialmente, são motivos de brincadeiras inadequadas pelos colegas. Apresentaminteresse constante por determinados assuntos, tornando-se, na maioria das vezes, com uma apresentação “estranha”.
Estas crianças demonstram falta de compreensão da subjetividade das relações humanas, principalmente das regras do convívio social. São inflexíveis e demonstram falta de habilidade para conviver com mudanças, por esse motivo essas pessoas com SA estão com facilidade sujeitas àirritabilidade e são emocionalmente vulneráveis. No entanto, as crianças com SA apresentam frequentemente, níveis de inteligência na média ou acima dela, também demonstram uma excelente capacidade de memorização.
Seu interesse frequente por determinado assunto, juntamente com sua originalidade intelectual, pode mais tarde trazer-lhe sucessos na vida profissional. Diante de casos apresentados em salade aula, de crianças com SA, é importante que o professor possa ter conhecimento sobre o que é a Síndrome de Asperger e quais seriam algumas das alternativas mais adequadas para trabalhar com essas crianças em sala de aula.
Para os educadores, é necessário compreender o aluno com está Síndrome, saber lhe dar e poder traçar caminhos que os mesmos possam desenvolver-se. Para uma escola que sejaverdadeiramente inclusiva, então se faz necessário repensar as práticas educativas.
É importante saber olhar, analisar e só depois intervir diante de comportamentos e atitudes incomuns ou até mesmo que não se enquadram dentro dos padrões estabelecidos como sociais. Para isso não basta apenas ter bom senso ou sensibilidade, mas principalmente uma formação adequada e contínua dos professores paraque possam trabalhar da melhor forma possível com estes alunos, só assim pode-se garantir a igualdade de oportunidades para todos ao invés de conduzi-los para o insucesso na escola.
Torna-se cada vez mais necessário enriquecer as práticas pedagógicas, assumir um papel inovador no que se refere às estratégias úteis e necessárias para trabalhar com crianças portadoras da Síndrome de Asperger (edentre outras situações especiais no processo ensino-aprendizagem). A transformação da prática pedagógica possibilita rever a formação do educador, no campo acadêmico e no decorrer de sua vida profissional. Celso Vasconcelos aponta alguns dos grandes desafios que o professor precisa enfrentar para dar conta do conjunto das questões que envolvem as atividades docentes:
*Capacidade de trabalhar adialética humanização-desumanização, não só entender de desenvolvimento humano, mas também de infância roubada, de negação de direitos e oportunidades, de truncamentos nos processos educativos, para poder ser professor dos alunos concretos que terá ou tem. * Capacidade de gerir processos de mudança. * Visão política de totalidade, para poder entender as complexas relações da escola com a comunidade e,em especial, com a sociedade.
Evidentemente que o professor precisa estar sempre disposto a rever, buscar, fazer uma autocrítica e se comprometer sempre com a superação de seus limites. “Ser professor é ser eterno aprendiz: quem não tem disposição para aprender, quem acha que já sabe, não tem condições de ensinar, qual seja, de fazer o outro aprender!” (Celso Vasconcelos).
Para enriquecer aspráticas pedagógicas é necessário juntar essas inovações ao Projeto Político Pedagógico (PPP), isto é, trabalhar essas inovações de forma conjunta na escola. Se discutir as metodologias de ensino de forma isolada não chegará a lugar algum. Portanto, mais do que nunca, em uma escola inclusiva, o PPP deve ser objeto de mudança, em que essa mudança só poderá acontecer se resultar de uma ação...
tracking img