Thomas robert malthus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
THOMAS ROBERT MALTHUS

RECIFE, SETEMBRO DE 2011

BIOGRAFIA
Thomas Robert Malthus nasceu a 14 de Fevereiro de 1766 em Rookery, perto de Guildford, (Surrey), falecendo a 23 de Dezembro de 1834 em Bath.
Filho de um culto e rico proprietário de terras, amigo de Hume e Rousseau, terminou os estudos no Jesus College de Cambridge a partir de 1784, onde obteve um posto em 1793. Tornou-se pastoranglicano em 1797 e, dois anos depois, inicia uma longa viagem de estudos pela Europa. Casou-se em 1804 e, por isto, abandonou o posto de pastor.
Em 1805, foi nomeado professor de história e de economia política em um colégio da Companhia das Índias (o East India Company College), em Haileybury.
Nos seus estudos preliminares, sempre procurou mostrar seu interesse pelos problemas de seu tempo e istocontinuou nos níveis maiores dos cursos que freqüentou.
Malthus era um homem muito prático, procurando sempre obter e entender todos os fatos que lhe cercavam, com incursões sérias na vida científica em busca de respostas às suas indagações.
Publicou várias obras de economia política, demonstrando que o nível de atividade em uma Economia Capitalista depende da demanda efetiva, o que constituía,a seus olhos, uma justificativa para os esbanjamentos praticados pelos ricos. Destacam-se: Uma Pesquisa sobre a Causa do Presente Alto Preço dos Alimentos, em 1800, Princípios de Economia Política, tendo-se em vista sua Aplicação Prática, em 1820, e Definições em economia política (1827).
Sua Celebridade deve-se as suas perspectivas pessimistas, onde desenvolveu a teoria demográfica descritas emEnsayo sobre el Principio de la Población que tornou-se um clássico da literatura da economia e da população que se intitulava:
Em 1798, a primeira Edição retratava o principio da população na medida em que afecta o melhoramento do futuro da sociedade com notas sobre as especulações de Mr. Godwin, M. Condorcet e outros escritores”.
Seus dois ensaios estão permeados de conceitos cristãos, comoos de mal, salvação e condenação.
Com o sucesso que lhe chegou, procurou aprimorar seus conhecimentos no campo que estava submetido e quanto às críticas formuladas ao seu livro, sempre estudava para melhores previsões, que conjuntamente com novos fatos que surgissem, poder publicar mais artigos sobre os problemas populacionais e assim o fez com sapiência.
Quanto à segunda edição, ela veio em1803, depois de cinco anos de novos estudos e viagens pelo exterior, e assim ter uma edição mais extensa do que a primeira. Nesta edição, Malthus modificou alguns pontos críticos, considerando suas pesquisas, mais especificamente no campo da teoria da população, citando como exemplos os países por onde passou, quando procurava entender a questão populacional. Durante o tempo em que viveu, publicoucom sua própria revisão, mais seis edições. nenhuma procurando divergir muito, da segunda edição, que foi a mais completa obra do autor, sendo a sexta edição em 1826, a última que ele revisou e a sétima e última veio a surgir depois de sua morte.
Suas obras foram ao mesmo tempo criticada e aplaudida. Enquanto alguns setores da sociedade o acusavam de ser cruel, indiferente e até mesmo imoral,economistas de renome apoiavam suas teorias.
Suas idéias desempenham um papel central na teoria malthusiana de todas as épocas da história do pensamento econômico, poucos economistas chegaram a suscitar tantas controvérsias como o economista inglês Thomas Robert Malthus. Até hoje, 245 anos após o seu nascimento, nenhum estudante, professor, economista consegue manter-se neutro, perante seus livros epanfletos publicados no final do século XVIII e principalmente no início do século XIX sendo ponto de partida científica para todos os trabalhos sobre a questão da população; por isso, é considerado o pai da teoria da população, devido às bases firmes que trabalhou preocupado com a miséria humana como colorário.

THOMAS MALTHUS E A TEORIA MALTHUSIANA
O mundo foi formado e com este surgimento,...
tracking img