Thomas robert malthus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
THOMAS ROBERT MALTHUS
A TEORIA MALTHUSIANA

ABEL HENRIQUES
Aluno Nº 21120116

RESUMO: Este trabalho expõe a Teoria Populacional Malthusiana, apresentada por Thomas Malthus, demógrafo e economista Inglês que escreveu o Ensaio de Malthus, ensaio este que está dividido em dois livros. Esta primeira teoria demográfica de grande impacto é, até hoje, a mais popular entre todas, apesar das falhasque apresenta. A Teoria Malthusiana baseia-se no Princípio da Escassez. A população humana tende a crescer mais rapidamente que a produção de alimentos o que torna o conceito escassez de extrema importância para a Economia.

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL JUNHO DE 2007

1. BIOGRAFIA
Thomas Robert Malthus nasceua 14 de Fevereiro de 1766 em Rookery, perto de Guildford, (Surrey), falecendo a 23 de Dezembro de 1834 em Bath. Era o penúltimo dos sete filhos (dois rapazes e cinco raparigas) de Daniel e Henrietta Malthus. Seu pai era amigo de grandes personagens daquela época como o filósofo escocês David Hume e do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau. Além disso, era um profundo admirador de Condorcet e deGodwin. Foi um demógrafo e economista inglês, famoso sobretudo pelas suas perspectivas pessimistas mas muito influentes. Apesar de ser assumido popularmente que as suas teses pessimistas deram à Economia a alcunha da ciência lúgubre (dismal science), a Figura 1: Thomas Robert Malthus frase foi na verdade cunhada pelo historiador racista Thomas Carlyle em referência a um ensaio contra a escravaturaescrito por John Stuart Mill. Malthus era filho de um culto proprietário de terras, tendo terminado os estudos em Cambridge e tornou-se pastor anglicano em 1797. Dois anos depois, iniciou uma longa viagem de estudos pela Europa. Em 1805 foi nomeado professor de história e de economia política em um colégio da Companhia das Índias, em Haileybury. Sua fama decorre dos estudos sobre a população,contidos em dois livros conhecidos como Primeiro ensaio e Segundo ensaio: • "Um ensaio sobre o princípio da população na medida em que afecta o melhoramento do futuro da sociedade, com notas sobre as especulações de Mr. Godwin, M. Condorcet e outros escritores" (1798) . • "Um ensaio sobre o princípio da população ou uma visão de seus efeitos passados e presentes na felicidade humana, com umainvestigação das nossas expectativas quanto à remoção ou mitigação futura dos males que ocasiona" (1803). Em 1804, Malthus casou-se com 39 anos de idade com sua prima Harriet Eckersall, tendo posteriormente 3 filhos. Em 1805, foi nomeado o primeiro professor de Economia Política no Colégio da Índia Oriental (East India College). Suas obras influenciaram vários campos do pensamento e forneceram a chave para asteorias evolucionistas de Darwin e Wallace. Os economistas clássicos como David Ricardo, incorporaram o princípio da população às suas próprias teorias, supondo que a oferta de força de trabalho era inexaurível, podendo ser limitada apenas pelo fundo de salários.

1

Seus dois ensaios estão permeados de conceitos cristãos, como os de mal, salvação e condenação. Outras das obras que eleescreveu foi Princípios de economia política (1820) e Definições em economia política (1827). Em suas obras económicas, Malthus demonstrou que o nível de actividade em uma economia capitalista depende da demanda efectiva, o que constituía, a seus olhos, uma justificativa para os esbanjamentos praticados pelos ricos. A ideia da importância da demanda efectiva seria depois retomada por Keynes. ThomasMalthus representou o paradigma de uma visão que ignora ou rebaixa os benefícios da industrialização ou do progresso tecnológico. Ernest Gellner afirmou em Pós-modernismo, razão e religião: "Previamente, a Humanidade agrária vivia num mundo Malthusiano no qual a escassez de recursos em geral condenava o homem a apertadas formas sociais autoritárias, à dominação por tiranos, primos ou ambos". Para...
tracking img