Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Âmbito da Geologia da Engenharia?
O estudo das características geológicas determinam os parâmetros numéricos e a sua distribuição geométrica num dado maciço (zonamento geotécnico), fornecendo elementos para análise da sua importância geotécnica.

2- Defina solo (geotécnico)
Conjunto natural de partículas minerais que podem ser separadas por agitação na água. Os vazios entre aspartículas contêm água e ar, separada ou conjuntamente.

3- Defina solo como sistema polifásico
Sistema Trifásico: fase sólida + liquida + gasosa
Sistema Bifásico: fase sólida + gasosa = solo seco
fase sólida + liquida = solo saturado

4- Defina Rocha (geotécnico)
Material resultante de um dado processo geológico, que apresenta para cada espécie uma certa constância de propriedades emodo de agrupamento dos seus componentes. Não se desagrega em água quando agitado.

5- Defina Terreno (geotécnico)
Porção da crosta terrestre, quer se trate se solo ou de uma rocha.

6- Defina terreno de transição
São terrenos que não são facilmente classificados em solo ou rocha, pelo que ficam na fronteira. São, em termos simplistas, rochas com fraca petrificação, isto é, com poucasligações pétreas, ou solos com ligações mais fortes, devido à coesão.

7- Defina terreno sobrejacente e terreno subjacente
O terreno sobrejacente fica abaixo do muro da camada, já o terreno subjacente fica acima do tecto da camada.

8- Defina camada H e V
A camada horizontal é composta pelo tecto e muro e os seus contornos são paralelos às curvas de nível do terreno. A camada vertical nãotem tecto nem muro, os contornos ou afloramentos são linhas rectas: Inclinação real = Inclinação aparente

9- Diferenças entre solo e rocha
Ligação: As rochas têm ligações pétreas e o solo ligações de coesão;
Granulometria: No solo é perceptível ao nível de amostra de mão e na rocha apenas se detecta ao nível do maciço rochoso.
Local de jazida e génese: No solo, a génese é sempre àsuperfície e a jazida à superfície e em profundidade. Nas rochas, a génese é em profundidade e jazida no geospaço.
Deformabilidade: O solo tem uma grande deformabilidade, aumentado à medida que a quantidade de argila no solo for aumentado. A Rocha tem uma pequena deformabilidade.
Resistência Mecânica: O solo tem uma pequena resistência, já a rocha tem uma grande resistência.
Relação entre H2O,resistência e deformabilidade: No solo é negativa, aumentando relativamente à % de argila e ao teor em H2O. Na rocha, a influência é irrelevante.
Coesão e Petrificação: No solo não existe qualquer tipo de ligações pétreas entre partículas, havendo apenas coesão, dependendo esta da água intersticial da fase líquida. Na rocha ocorrem apenas ligações pétreas por processos magmáticos/epitaxia, ousedimentares/diagéneses.

10- Defina coesão, coesão aparente e coesão verdadeira
Coesão: Ligações entre as partículas do solo, dependendo da água intersticial.
Coesão verdadeira: Causada pela água intersticial existente entre os grãos do solo. Quando aumentamos a quantidade de água intersticial, a coesão verdadeira desaparece, como se verifica quando o solo é agitado na água e desagrega.
Coesãoaparente: Causada pela pressão exercida pela água capilar, nas partículas, contribuindo assim para a aproximação das mesmas partículas (fenómeno de capilaridade).

11- Quais são as origens das ligações Pétreas
As ligações pétreas ocorrem em fase sólida e são suficientemente fortes para as partículas não se desagregarem por agitação em água. Estas ligações têm origem em fenómenos de Epitáxia eDiagénese. A epitáxia é a característica que um mineral tem de se prolongar até outro de espécie diferente através da rede cristalográfica. A diagénese é definida pelos fenómenos físico-químicos posteriores à formação da rocha.

12- Caracterize os fenómenos de sedimentação
Os solos resultam da alteração de terrenos devido a processos químicos, físicos e biológicos.
Solo Residual...
tracking img