Thomas robert malthus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
THOMAS ROBERT MALTHUS
BIOGRAFIA:
Thomas Robert Malthus nasceu a 14 de Fevereiro de 1766 em Rookery, perto de Guildford. Foi um demógrafo e economista inglês, famoso sobre tudo pelas suasperspectivas pessimistas mas muito influentes.
Sua fama decorre dos estudos sobre a população, contidos em dois livros conhecidos como Primeiro ensaio e Segundo ensaio:
´´O primeiro ensaio fala sobre oprincipio da população na medida em que afecta o melhoramento do futuro da sociedade, com notas sobre as especulações de Mr. Godwin, M. Condorcet e outros escritores`` (1798)
´´O segundo ensaio é sobre oprincípio da população ou uma visão de seus efeitos passados e presentes na felicidade humana, com uma investigação das nossas expectativas quanto á remoção ou mitigação futura dos males queocasiona``(1803)
Seus dois ensaios estão permeados de conceitos cristãos, como os de mal, salvação e condenação. Escreveu também: Princípios de economia política (1820)e Definições em economia política (1827).Ele demonstrou que o nível de actividade em uma economia capitalista depende da demanda efectiva, o que constituía, a seus olhos, uma justificativa para os esbanjamentos praticados pelos ricos.As obras de Thomas Robert Influenciou vários campos do pensamento e forneceram a chave para as teorias evolucionistas de Darwin e Wallace. Os economistas clássicos como David Ricardo, incorporaram oprincípio da população ás suas próprias teorias, supondo que a oferta de força de trabalho era inexaurível, podendo ser limitada apenas pelo fundo de salários. Para ele, a diferença entre as classessociais era uma conseqüência inevitável. A pobreza e o sofrimento eram o destino para a grande maioria das pessoas, ou seja, na maneira de pensar de Malthus os futuros insucessos econômicos eramdestinadas a um grande aglomerado da população.
Até hoje, nenhum estudante, professor, economista ou leigos conseguem manter-se neutro, perante seus livros e panfletos publicados.

A Teoria Populacional...
tracking img