Wimax

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1. WIMAX – QUE TECNOLOGIA É ESSA?
Em uma linguagem menos técnica, o WiMAX é a evolução do Wi-Fi, que por sua vez é o atual padrão de tecnologia para acesso sem o uso de fios. A sigla Wi-Fi vem de Wireless Fidelity e é usada genericamente. Os pontos de acesso em Wi-Fi, também chamados de hotspots, são uma febre no exterior, mas aqui no Brasil ainda dá para contar nos dedos os lugares comdisponibilidade de Wi-Fi. As empresas de telefonia também oferecem conexões sem fio, mas cobram caro pela comodidade.
Graças a essa característica, em certas partes do mundo a tecnologia teve um amplo desenvolvimento, que derivou em uma espécie de movimento social formando comunidades de usuários nas quais cada um, com sua anteninha, tenta comunitariamente cobrir totalmente um setor de algumacomunidade ou bairro. As antenas de Wi-Fi têm um raio de ação máxima de 150 metros. A nova tecnologia WiMAX, entretanto, propõe velocidades mais altas (até 124 Mbps) e - o mais importante - cada antena deste sistema amplia seu raio de ação dos 150 metros citados para 70 quilômetros. A coisa, evidentemente, muda de figura. Mais ainda quando se leva em conta que, quando a WiMAX estiver em plenodesenvolvimento, a promessa é de que o custo de instalação das antenas e equipamentos seja mais baixo do que o do atual Wi-Fi.
O que nos surge à mente rapidamente é porque desenvolver um novo padrão de tecnologia sem fio se já temos um padrão tão difundido como o Wireless. É simples responder essa pergunta: foram feitos para resolver problemas diferentes.
Podemos notar, é claro, a semelhanças na estrutura deambos visto que ambos são fornecedores de conectividade sem fio. Mas podemos observar diferenças significantes entre as duas tecnologias. A WiMAX prevê o fornecimento de conexão sem fio a pontos fixos, ou seja, os pontos não se movimentam (SILVA, 2009). Temos apenas a substituição do cabeamento por sinais de rádio. Já wireless prevê uma maior mobilidade permitindo que o ponto se movimente dentrodo raio de abrangência do sinal. A tecnologia de WiMAX também prevê a utilização de rádio full-duplex para termos uma conexão de maior performance. Os rádios wireless normalmente não dispõem desse recurso, pois isso torna o rádio caro.
No mercado atual temos outras opções de conectividade sem fio. Uma delas é o avanço da tecnologia dos celulares como, por exemplo, a UMTS. O propósito da WiMAX émuito maior do que apenas gerar conectividade. É por exemplo termos a transmissão de vídeos on-line com alta qualidade. Podemos dizer que a WiMAX tem o objetivo de se tornar um meio de comunicação misto internet e TV paga (TV a cabo).

1.2. WIMAX E SOCIEDADE
Com o surgimento de uma tecnologia com tantas pretensões devemos parar para avaliar sua influência na sociedade. Hoje temos umcenário onde as telecom estão tentando entrar no mercado de TV pagas e as TV a cabo estão entrando no mercado de conectividade. Com o surgimento dessa tecnologia poderemos ter mais um tipo de empresa competindo para fornecer serviços de conectividade e de transmissão de imagens.
Em alguns países outras tecnologias, como UMTS, já foram aplicadas e, apesar de serem inferiores ao WiMAX, tivemos a proibiçãodo desenvolvimento dessa padrão visto que o investimento nelas já tinha sido muito alto. No Brasil com medo do surgimento de uma nova concorrente a Brasil Telecom comprou os direitos para implementação e testes.
Um benefício para sociedade com a utilização dessa tecnologia é a possibilidade de termos uma maior inclusão digital. Como podemos ter um raio de abrangência maior em regiões menosdensas com uma antena podemos chegar com alta qualidade de conectividade e serviços do WiMAX em regiões antes pouco pretendidas pelas telecom e TV a cabo. Essa tecnologia evita a utilização de cabos o que torna muito dispendioso fornecer tecnologia de conexão para regiões periféricas ou rurais.
Um problema com essa tecnologia é a parte de segurança, pois com o sinal sendo acessível facilmente...
tracking img