“The coconut revolution”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“The Coconut Revolution”


1- Com relação aos personagens que protagonizam o documentário:

a) Cite os 4 principais.
Ishmael Teruam, Repórter britânico, Francis Ona e Joseph Kabui.

b) Que tipos de liderança podemos atribuir a cada um ?
- Ishmael Teruam: comandante e estrategista do BRA (Exército Revolucionário de Bougainville);
- Repórter: tem o poder para informar o resto do mundosobre a questão bougainvilliana e seus desdobramentos;
- Francis Ona: presidente (comandante de guerra; gerenciador da atividade agrícola, dos medicamentos naturais, da pregação da religião cristã e das necessidades da população em geral) – o homem que começou a Revolução;
- Joseph Kabui: vice-presidente de Bougainville até 1997, quando ocorreu uma eleição e tornou-se presidente.
c) Qual(s) ostipos de lideranças são mais significativos sob o ponto de vista ambiental? Explique.
Todas as lideranças executadas pelos protagonistas do documentário “The Coconut Revolution” foram importantes do ponto de vista ambiental. Se não direta, indiretamente. O repórter, por exemplo, controlando a mídia, tem poder de formar a opinião pública e criar forças contra a mineradora. Já os líderes dacomunidade foram responsáveis pela defesa dos interesses da população e do meio em que vivem - que é fonte de seu sustento e valorizado em sua cultura.

Em que contexto apareceu a expressão superpotência no documentário? Qual a relação com o conflito narrado?

O contexto em que apareceu a expressão “superpotência” no documentário foi na fala de Francis Ona referente ao apoio dessas superpotênciasao governo de Papua Nova Guiné contra os interesses de Boungainville. O desenrolar da relação injusta entre explorador e explorado, explica todos os conflitos e disputas pela liberdade. De um lado, liberdade para exploração mineral sem intervenções e divisão significativa de lucros, de outro, liberdade para defender os direitos da população e da natureza presentes na ilha de Bougainville.

3- .Como a atividade da mineradora pode ter motivadoo conjunto das reações na ilha?

a)Contaminação das águas.
b) Aspecto desagradável na paisagem.
c) Extinção da fauna.
d) É mais complexo do que isso ... Justifique.

(d): A mineradora extravasou totalmente o limite de exploração que se esperava pelos habitantes da ilha. Além de destruir uma grande parte do “fruto” da vida dos bougainvilleanoscom a contaminação química das águas, a extinção de animais silvestres e deixando o solo das antigas florestas improdutivo, ela se mostrou totalmente injusta e despreocupada com as condições de vida daquela população: não ofereceu o mínimo suporte ou assistência, deixando-os totalmente à margem de seus diretos como pessoas e não assumiu nenhuma responsabilidade perante a comunidade com a qual fezacordos financeiros ínfimos, além de destruir parte do local de onde o povo tirava sua sobrevivência.

4- . Na fala de um líder: " Lutamos por: O homem e sua cultura; a terra e o meio ambiente; nossa independência" e, num outro instante " a Terra é a nossa mãe, é nossa proteção." Como se dá a possibilidade da dissociação sociedade e natureza? As frases revelam contradições internas? Explique.
Éimpossível separar a sociedade da natureza/meio ambiente. A sociedade estará sempre atrelada ao meio que a rodeia e que lhe fornece condições de vida, mesmo que alguns ainda não percebam. Isso é ainda mais evidente na relação que a população de Bougainville tem com o ambiente da ilha. É direto e sem terceirizações. Não existe a industrialização distante que cega os consumidores das conseqüênciasdiretas e indiretas que a atual indústria desencadeia no meio ambiente. Em Bougainville, o processo de “produção” é curto e simples. Acompanha-se facilmente a matéria-prima transformar-se em produto final nas “manufaturas artesanais”.
Resumindo, sabe-se da importância fundamental que o ambiente tem na vida do homem, mesmo que não seja uma relação justa, pois, o planeta/ambiente não depende do...
tracking img