Instalando o mikrotik

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instalando o Mikrotik e configurando para usar com modem bridge (Velox)



Caso já tenha o sistema instalado pode pular para a parte de configuração.



Instalando o Sistema Mikrotik



Primeiro, deve-se mudar no setup da máquina que vai ser instalado o Mikrotik o local onde vai ser iniciado o sistema, ou seja, alterar o boot inicial para o CD-ROM.

Vai iniciar como na tela abaixo[pic]



Bem, agora devemos selecionar os pacotes que queremos instalar.
Os pacotes abaixo selecionados são os principais, mas eu selecionei todos no meu, fica a critério de cada um, lembrando que para marcar o pacote que você quer instalar deve posicionar o cursor no mesmo e apertar a tecla de “ESPAÇO” e após terminar de selecionar todos os pacotes que deseja instalar, aperte a tecla“i” do seu teclado para começar a instalar.

[pic]

[pic]

Vai aparecer a pergunta se deseja continuar a instalação, sim ou não?
Confirme apertando a tecla “Y” do seu teclado.
Na próxima pergunta aperte a tecla “N” do seu teclado.

Ao termino da instalação será solicitado pressione “Enter”
Como na tela Abaixo
[pic]

Ao terminar a instalação será informado que o software foi instalado epede para que seja apertado a tecla ENTER para o sistema rebotar.


[pic]

O sistema será iniciado e será solicitado login e senha.

A parte de instalação está concluída, agora vamos começar a parte mais interessante, a configuração do Mikrotik, bem, para facilitar a explicação, vamos usar a partir de agora o WINBOX para dar início a configuração.

Para quem ainda não tem o WINBOX, elepode ser baixado neste local

http://www.mikrotikbrasil.com.br/v2/index.phtml/downloads.html

Basta entrar nesse endereço, clicar no link do Winbox e baixá-lo.





Configurando o Mikrotik para trabalhar com o modem bridge, usando o WINBOX.


Para continuar temos que conectar nosso servidor Mikrotik a um outro PC qualquer para que possamos prosseguir com as configurações, para issotemos que ter um cabo de rede cruzado (CROSS) ou um Swith para fazer a conexão entre o servidor e o pc, por enquanto não é necessário definirmos nenhum número de IP.

Depois de plugar o PC remoto ao servidor usando o cabo de rede, aguarde aparecer no ícone de rede do PC remoto a informação de conectividade nula ou limitada, já que não temos nenhum ip definido é normal que isso aconteça. Depoisexecute o programa winbox no PC remoto, vai aparecer conforme imagem abaixo:





















Agora clique no botão com três pontinhos, deve aparecer conforme imagem abaixo.
















O MAC Address vai ser o correspondente ao da sua placa de rede, o IP Address vai estar zerado mesmo, já que partimos do zero, agora clique encima do número MAC Address eclique no botão Connect, lembrando que o login é admin e não tem senha, deverá ver uma tela conforme abaixo:


Agora, para facilitar a identificação de nossas interfaces, vamos renomeá-las de forma que possamos identificar com mais facilidade quem é quem, para isso clique em “Interfaces”.

[pic]

No caso aqui, temos apenas duas interfaces ethernet, a ether1 é a interface onde está conectadoo meu PC remoto e a ether2 tenho conectado o meu modem ADSL (Velox).
Vamos renomear as interfaces para ficar fácil de entender, vou colocar a ether1, onde vai ficar conectado os meus clientes com o nome de CLIENTE e a ether2, onde está conectado o meu modem, com o nome de LINK, para isso dê um clique duplo encima de cada uma e em NAME, coloque o nome que desejar, para facilitar, o ideal seriacolocar o nome sugerido, fica a seu critério.

[pic]

Após renomeadas as nossas interfaces, vamos agora definir IP para as mesmas.
Por enquanto, vamos definir IP somente para nossa interface CLIENTES, levando em consideração que nosso LINK velox tem ip dinâmico e a cada conexão ele muda, vamos deixar nossa interface LINK sem definir IP, ele vai ser definido dinamicamente quando fizermos a...
tracking img