the coconuts revolution

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Consciência Ambiental para uma
Sustentabilidade Ecológica
Introdução
A produção do presente trabalho é, num certo sentido, um caminho coletivo na direção de um entendimento e uma integração do ser e da existência. Esta caminhada pode ter sido enfraquecida na medida em que o cotidiano nos afasta da organização ativa, isto é, de ações que organizam e que geram ações em prol de um ambientesaudável, tendo em vista o bem estar coletivo.
Em atividade acadêmica, desenvolvida em aulas com a professora Laís Mourão, os alunos: Josefina Moraes; Marco Aurélio; Marilene Maria; Marília Teixeira e Washington Candido reuniram-se para organizar um trabalho ligado aos conceitos de Edgar Morin em: O Método I (A Natureza da Natureza) e que, também, estivesse ligado a uma preocupação comum: acrise ambiental emergente.
Um dos conceitos que norteou a construção deste trabalho foi o da generatividade desenvolvido por Morin em o Método II – a vida da vida - e que será discorrido nos próximos parágrafos.
Tudo que existe e que é ordem viva é gerado e regenerado. A generatividade física (os que organizam a si mesmo) é espontânea, isto é, não possui um aparelho informacional para controlarou programar. A generativa biológica (seres auto-organizadores) comporta a sua disposição genética e a sua informação hereditária. Se dependêssemos apenas das regulações físicas, químicas, termodinâmicas espontâneas os seres vivos se desintegrariam.
Segundo Morin (1999, p. 108), “a revelação da natureza química e do caráter informacional dos genes constitui uma das descobertas maisextraordinárias da ciência moderna”. O capital genético constitui-se assim como linguagem de dupla articulação, o que permite codificar a extrema variedade de informações necessárias à extrema complexidade genética.
Sendo assim, podemos supor que certos traços globais de individualidade dependem, também, da totalidade dos genes formando a soma (genoma) e o sistema genético que como todo sistema age eretroage enquanto todo organizador que produz sua própria emergência. Para Morin (1999, p. 110), “a inscrição genética é, de certo modo, o capital informacional-organizacional que todo o ser vivo recebe, hereditariamente, detém individualmente e transmite reprodutivamente”.
A formação do grupo deu-se mediante a generatividade, ou seja, por meio de encontros e interações entre seus componentes dentro doespaço-tempo, permitindo a construção do trabalho com necessário ingrediente da desordem e a constituição da ordem. Assim sendo, têm-se a concretização do tetrálogo de Morin (1997, p. 335): desordem, interações, ordem e organização.
Segundo Morin,
Organização é um conceito original, se concebermos a sua natureza física. Introduz então uma dimensão física radical na organização viva e naorganização antropossocial, as quais podem e devem ser consideradas como desenvolvimentos transformadores da organização física (1997, p.15).
Espera-se que este trabalho seja um instrumento que possa gerar a possibilidade de uma desordem para a ordem, de uma interação para a ação que organiza e que gera uma nova ação e que, fundamentalmente, produza uma nova organização que gerará novasdesorganizações. Assim, segundo Morin,
O paradigma da complexidade tem uma estrutura diferente de todos os paradigmas de simplificação concebidos ou concebíveis, físicos ou metafísicos. Não cria somente novas alternativas e novas junções. Cria um novo tipo de junção, que é o anel. Cria um novo tipo de unidade, que não é de redução, mas de circuito (1997, p. 348).
Consciência ambiental esustentabilidade ecológica
A problemática ambiental nas últimas décadas do século XX e início do século XXI tem como característica a ruptura homem/natureza, apresentada como um dos sintomas da crise de civilização na modernidade. Entretanto, como mostra Peluso (2003), a separação entre ambos resultou de um longo processo de distanciamento, no qual o homem passou a designar-se por atributos que o...
tracking img