The coca-cola company

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1 - INTRODUÇÃO 4
2 - DESENVOLVIMENTO 5
PARTE I – EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO 5
PARTE II – EMBASAMENTO MATEMÁTICO 6
PARTE III – EMBASAMENTO ECONÔMICO 8
PARTE IV – EMBASAMENTO CONTÁBIL 9
3 - CONCLUSÃO 13
4 - REFERÊNCIAS 14






























ESTUDO DE CAOS THE COCA-COLA COMPANY




1 - INTRODUÇÃO


Este trabalho é baseado no texto“The Coca-Cola Company” extraído da obra” 50 empresas que mudaram o mundo” de Howard Rothman; constituído por quatro tópicos disciplinares: embasamento administrativo, matemático, econômico e contábil.
A partir de casos descritos como este, podemos conhecer e compreender a realidade das empresas dentro do contexto administrativo – a forma como planejam, avaliam e criam estratégias de mercadoestá relacionada com as Teorias Administrativas como: Abordagem Neoclássica, Administração por Objetivos e o Estruturalismo.
O objetivo deste trabalho é conhecer essas abordagens, caracterizá-las e saber a importância delas dentro das organizações.































2 – DESENVOLVIMENTO


PARTE I – EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO

1) Conforme o estudo decaso, informe qual abordagem da Teoria da
Administração II utilizada e aponte as características que definem a abordagem
escolhida. Tome como base a unidade 2 do livro (Unidade 2 – Abordagem
Neoclássica, APO e Estruturalismo), mais os livros das referências bibliográficas.

A abordagem utilizada da Teoria da Administração II é a Teoria Neoclássica. Também conhecida como “escola operacional” ouescola do processo administrativo”. As características da teoria neoclássica segundo Chiavenato (2003) são:

 Ênfase na prática da administração – os autores neoclássicos buscam resultados concretos com conceitos que podem ser utilizados de forma prática.

 Reafirmação relativa dos postulados clássicos – os autores retomam e reformulação grande parte dos aspectos da teoria clássica de acordocom o novo contexto.

 Ênfase nos princípios gerais da administração – estabelecimento de normas administrativas com o objetivo de buscar soluções práticas. A partir dos princípios gerais, como planejar, organizar, dirigir e controlar, o administrador deve orientar suas ações, de maneira flexível, adequando os princípios gerais aos diferentes tipos de organizações.

 Ênfase nos objetivos enos resultados – é para reforçar a idéia de que as organizações existem como propósitos definidos, com objetivos a serem alcançados e com resultados a serem atingidos.

 Ecletismo da teoria clássica – mesmo tendo como base a teoria clássica, a teoria neoclássica se apropria da idéia de outras teorias também, por essa denominação de ecletismo.

2) Com base no estudo de caso, qual abordagemmoderna da Teoria da Administração II pode ser aplicada? Justifique a resposta. Tome como base unidade 4 do livro (Unidade 4 – Novas abordagens) e os livros das referências bibliográficas.

A abordagem da Teoria da Administração moderna que pode ser aplicada ao estudo de caso “The Coca-Cola Company” é a Administração por Objetivos, onde as empresas passam a analisar as atividades na busca daeficácia, ou seja, fazer o melhor aproveitando da melhor forma os recursos disponíveis. Com essa abordagem o foco é no futuro e as empresas voltam o seu olhar para fora e dão mais ênfase no “para que”; nesse caso a orientação é o cliente.
E atualmente a empresa Coca-Cola tem seguido esse ritmo temos como exemplo o lançamento inovador da Coca-Cola Freestyle, uma moderna e avançada máquina automática devenda, que permite ao consumidor misturar 106 tipos de refrigerantes para criar sua própria bebida. Para fazer o pedido, basta escolher os sabores em uma tela sensível ao toque do Freestyle. A máquina é conectada a internet, com isso informações com as preferências do consumidor em determinados horários e locais e as necessidades de novos carregamentos de ingredientes são enviadas mais...
tracking img