O eneagrama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Eneagrama

Fonte blog comando Asthar em 27/09/11

                                                

Assim é usado para o estudo de suas partes e pontos

O Eneagrama é um símbolo sagrado, trazido por  Gurdjieff de uma fraternidade oculta da Ásia Central (Sarmoung), que encerra as leis cósmicas fundamentais de Três e de Sete, ou seja, as leis da Criação e daManutenção do Mundo.
 Estudando a dinâmica do eneagrama, passamos a compreender como se processa tudo no universo e em nossas vidas. Passamos a prever os vários tipos de estágios pelos quais tudo tudo flui e aprendemos a prever os intervalos onde os processos perdem a força e onde devemos aplicar choques adequados para que o processo possa prosseguir.
 O desconhecimento dos intervalos naturais esua natureza leva a maioria de nós a desistir prematuramente de nossos objetivos, ou a encarar como adversidades os desafios naturais que essas leis nos apresentam.

Fonte: "O Eneagrama - Símbolo de Tudo e Todas as Coisas", de Nathan Bernier.                        Gurdjieff disse certa vez:
 "Conhecer é conhecer tudo; não conhecer tudo é não conhecer.
 Para conhecer tudo é preciso conhecermuito pouco,
 mas, para conhecer esse pouco, é preciso primeiro conhecer muito."
(J.G.Bennett, Enneagram Studies, p. 8)

O eneagrama é uma experiência desse pouco, mas, para compreendê-lo, precisamos de muita experiência. Ele pode se tornar para cada um de nós uma fonte inesgotável de compreensão e inspiração, porque permite que os nossos processos de pensamento se ajustem tanto à forma do mundocomo à do nosso próprio ser.

Ele é um instrumento que nos permite ver quando e de que modo os eventos se ajustam às leis cósmicas e reconhecer, assim, o que é possível e o que não é possível nos empreendimentos humanos. O eneagrama é um instrumentos que nos ajuda a adquirir uma percepção e uma ação mental triádicas. Enquanto nossos processos mentais comuns são lineares e seqüenciais, o mundo emque vivemos é tríplice.

Segundo Gurdjieff, a triplicidade é uma das "Leis Cósmicas Sagradas Fundamentais" e deve ser estudada por todo aquele que quer compreender-se a si mesmo e compreender o mundo no qual vive.

Achamos difícil ver o conjunto do que está ocorrendo dentro de nós e à nossa volta, porque nosso pensamento é linear, o que significa pensar ao longo de uma só linha ou porassociação.

Deixamos escapar episódios importante e não podemos compreender como é que os processos seguem o caminho que seguem.

Quando as coisas vão mal, é raro sabermos onde ou como corrigi-las. Isso não é uma desvantagem séria, quando pensamos nos processos que são por si mesmos lineares, tais como a maioria dos que ocorrem no mundo material.

No entanto, é um fracasso, quando tentamos pensarno homem e nas suas ações, porque essas coisas não são lineares.

O homem é muito complexo e sua vida é sempre constituída de diferentes processos que não podem ser separados sem deturpação.
 Para pensar de maneira satisfatória sobre o homem temos que ir além do pensamento linear a fim de ver a coesão interior.

O mundo espiritual é absolutamente não-linear; por isso não podemos, de formaalguma, pensar nele de maneira comum. Temos, portanto, que encontrar uma nova maneira de pensar.

Eu sou o Eneagrama
Eu sou um símbolo que encerra conhecimento e poder.
 Represento os processos cíclicos de transformação.
 Posso ajudá-lo a ver dentro e fora de si mesmo.

Eu sou Mágico

Posso acionar forças desconhecidas, que agem de acordo com as leis universais da Criação-do-Mundo e daManutenção-do-Mundo.
 Minha forma gera energia espontânea quando contemplada traçada, imaginada, estudada, adivinhada, representada, dançada...

Eu sou o Caminho

Indico o caminho da transformação e do desenvolvimento
 harmonioso do Homem.

Eu sou uma Ferramenta

Sou ferramenta universal para a resolução de problemas
 relativos ao ser e à ação.
 Sou útil na pesquisa e descoberta de...
tracking img