Tga resumo cap 15

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A tecnologia a partir da revolução industrial mudou o processo de fabricação dos produtos através da força motriz, dando lugar às máquinas ao invés de serviço braçal, com o surgimento da máquina de escrever, do telefone, o navio, o automóvel e o avião foi possível descentralizar e globalizar as organizações no mercado mundial.

Com a invenção do computador na segunda metade do século XX asindústrias passaram a contar com os processos de automação e automatização permitindo a administração de grandes empresas e uma variedade incrível de produtos com rapidez e custo mais baixo.

O computador teve origem na cibernética, ciência que visava a união de diferentes áreas, como: engenharia, medicina, matemática, etc. até que depois de muito aperfeiçoamento se chegou aos computadores pessoaisem 1975 e popularizou a informática em grande escala surgindo então um novo mundo corporativo.

Os conceitos da cibernética são amplamente utilizados pela teoria da administração, dentre eles:

Os sistemas – conjunto de elementos que estão relacionados entre si dinamicamente, operando sobre entradas e fornecendo saída (informação, energia ou matéria) processadas

A cibernética procuradesenvolver sistemas originais baseados em sistemas já existentes, denominados: modelos, eles são fundamentais para a compreensão do funcionamento de um sistema.

O sistema recebe dados de entrada (input) para poder operar, o resultado final da operação de um sistema são os elementos produzidos a partir do processo gerando a saída (output).

Um exemplo de sistema de entrada e saída são as “caixasnegras”, utilizadas na engenharia, onde se conhece o exterior, mas não se tem acesso ao interior de um processo, os resultados são respostas aos estímulos externos que geram os estímulos internos gerando um resultado; na medicina quando o médico observa o comportamento do paciente com relação ao seu estado interno; ou até mesmo na psicologia observando-se o comportamento do rato de laboratório apósreceber estímulos exteriores, podemos dizer que estes são processos de “caixa-negra”.

Outro conceito de sistema é a “retroação” (feedback), quando o sistema de saída altera o sistema de entrada, positivamente ou negativamente. Quando ocorre alguma diferença no processo a retroação tem a incumbência de regular a entrada para que a saída volte ao seu padrão.

A retroação positiva é quando asaída influi positivamente na entrada, por exemplo: quando as vendas aumentam e os estoques esvaziam com mais rapidez, ocorre a retroação para que se aumente a produção.

A retroação negativa se dá quando a saída inibe ou retrai o sinal de entrada, por exemplo: as vendas diminuem e os estoques saem com menor rapidez, assim a retroação negativa faz com que a produção diminua para evitar que o volumeaumente em demasia.

Conceito de Hemoestasia: é o equilíbrio dinâmico obtido pelo autocontrole, mecanismo de controle que visa manter as variáveis dentro dos limites.

Conceito de informação: processo de redução de incerteza, um conceito que serve tanto para a área humana como tecnológica e requer a utilização de 2 outros conceitos: o de Dados e de Comunicação.

Dado – um registro ouanotação a respeito de um evento ou ocorrência.

Informação – um conjunto de dados com um significado

Comunicação – quando uma informação é transmitida e compartilhada por alguém.

Teoria da Informação: Ramo da matemática que utiliza o cálculo da probabilidade, surgiu com as pesquisas de Shannon e Warrem em 1949, ambos desenvolveram um método para medir e calcular a quantidade de informaçãoutilizando a estatística diferenciada por ser uma teoria macroscópica utilizando aspectos amplos dos dispositivos de comunicações.

O sistema de comunicação tratado pela teoria das informações consiste em 6 componentes:

Fonte: Quem ou o Que fornece as mensagens através do sistema

Transmissor: Processo ou equipamento que opera a mensagem, transmitindo da fonte ao canal.

Canal: Equipamento...
tracking img