Futebol e torcidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISTA ELETRÔNICA INTER-LEGERE – NÚMERO 03 (JUL/DEZ 2008).

TORCIDAS ORGANIZADAS DE FUTEBOL: METAMORFOSES DE UM FENÔMENO DE MASSA

Autor: Ms. José Correia Sobrinho1 (in memorian) Iran Hermenegildo César2

RESUMO O presente artigo faz uma breve discussão sobre a história do futebol, desde as primeiras manifestações no Estado do Rio G. do Norte até os dias de hoje, problematizando, ao mesmotempo, as metamorfoses ocorridas nas formas de torcer, presentes nos estádios de futebol. Palavras-Chave: História do Futebol; Torcidas Organizadas; Violência.

1

- Doutorando em Ciências Sociais pelo PPGCS da UFRN e professor substituto de Prática de Sociologia do Deptº de Educação da UFRN. 2 - Radialista e Graduado em Ciências Sociais pela UFRN.
1

REVISTA ELETRÔNICA INTER-LEGERE –NÚMERO 03 (JUL/DEZ 2008).

1 Introdução Este artigo é resultado das inquietações surgidas a partir da defesa de monografia de Iran Hermenegildo César, sob a orientação da professora Drª Lore Fortes, do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que trata da Violência no futebol e das facções torcedoras, presentes no Estádio Machadão, em Natal-RN. Como examinador dotrabalho e também como pesquisador – durante alguns anos – do fenômeno das torcidas organizadas, esse artigo é fruto das nossas pesquisas e dos diálogos que tecemos sobre o futebol e as metamorfoses das formas de torcer.

2 As origens do futebol: da Inglaterra para Natal-RN A origem do futebol no Brasil não é vista com unanimidade por parte de estudiosos e pesquisadores. O “Jogo de bola” foiproscrito em 1746, em São Paulo, por uma Lei da Câmara Municipal, que o via como causador de desordem e agrupamento de vadios. A rua onde acontecia o “Jogo de Bola” era conhecida como “Rua do Jogo de Bola”, sendo depois conhecida como Rua Benjamim Cosntant. Mas, tornou-se convencional, ser atribuído o surgimento do futebol a Charles Miller. Brasileiro, descendente de ingleses e educado na Banister CourtSchool, em Southampton, na Inglaterra, conhecedor das regras do esporte, teria trazido o futebol para o Brasil no ano de 1894. Em 1897, um imigrante alemão, de nome Hans Nobiling, reforçou a implantação do futebol no Brasil, formando o Nobilig team que, ao desaparecer, levou à fundação do Sport Club Internacional de Porto Alegre, em 1899. Um ano antes, no entanto, foi fundada a Associação AtléticaMackenzie, criada em 1898, e, a partir daí, o esporte passou a se difundir pelo país sendo jogado pelas classes sociais mais abastadas, devido ao alto custo dos uniformes, bolas e equipamentos que eram importados.

2

REVISTA ELETRÔNICA INTER-LEGERE – NÚMERO 03 (JUL/DEZ 2008).

Os pioneiros do futebol, além de disporem de pouco tempo para o esporte, pelas responsabilidades nos negócios enos estudos, jogavam à européia; um jogo disputado de forma viril, com longos passes e chutões, cruzamentos pelos wings (ponteiros) e finalizações no meio da área pelos forward (centroavantes), a quem cabia consignar os gols. Para isso, era permitido empurrar os goal-keepers (goleiros), com bola e tudo, para dentro da baliza. Aos poucos, o futebol vai se popularizando e sendo jogado nos campos devárzea, nas periferias dos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. No Rio Grande do Norte, segundo o jornalista e pesquisador Luiz G. M. Bezerra, o futebol foi introduzido por Fabrício e Fernando Pedroza, dois irmãos que estudavam na Inglaterra e que, em 1903, chegaram a Natal com uma bola de futebol e alguns conhecimento das regras. Empolgados com o esporte, os irmãosPedroza, juntamente com outros jovens abastados da cidade, fundaram o Sport Clube Natalense, o primeiro clube voltado à prática do futebol no Estado do Rio Grande do Norte.
Este é o primeiro registro de clube de futebol a ter sido fundado no nosso Estado. Naquela época, o futebol era praticado em terrenos descampados, em locais onde hoje estão, por exemplo, as praças André de Alburquerque e...
tracking img