Tfge - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Calor e Energia

Introdução

As primeiras noções de calor foram descoberta pelo homem das cavernas, que usava o mesmo para se aquecer durante a noite, porém a mulher das cavernas deixando alimentos sobre o fogo descobriu que os alimentos que ficavam aquecidos pelo calor ficavam mais comestível e com melhor digestão. Nem sempre acertamos quando lidamos com o calor e com o frio, pois um ferroem brasa e um pedaço de gelo seco podem causar a mesma sensação na pele do homem.

Termômetros

Foi Galileu Galilei em 1592, quem teve a primeira ideia de fazer um instrumento que medisse a temperatura, ele utilizou um frasco com gargalo estreito colocando agua colorida nele e em seguida colocou de boca pra baixo em uma tigela com a mesma agua do gargalho e viu que ao aumentar ou diminuir atemperatura da agua o líquido subia e descia no gargalo, este instrumento ficou conhecido com termoscópio. Mas o pesquisador Ray quis modificar a ideia de Galileu.
Duque Fernando de Toscana foi o pesquisador que fez o termômetro propriamente dito, isso em 1635, ele utilizava álcool. Mas em 1640 os estudantes da Academia Lincei construíram um protótipo do termômetro moderno utilizando o mercúrio.O termômetro usado atualmente levou cerca de meio século para sua criação completa.

Lei dos gases

Robert Boyle que trabalhava em Oxford fez a lei conhecida como a lei de Boyle, ela declara que o volume de uma quantidade qualquer de gás a uma determinada temperatura é inversamente proporcional à pressão a que ele é sujeito.
Passando-se quase um século um francês chamado Joseph GayLussacencontrou outra lei importante sobre os gases aquecidos que explicita que a pressão de qualquer gás contido em determinado volume aumenta em 1/273 de seu valor inicial para cada grau centígrado de temperatura, essa lei também é conhecida como lei de Charles.

Termômetro de Gás

Este tipo de termómetro utiliza um gás como fluido termométrico. É constituído por uma massa fixa de gás num volumeconstante. Medindo a pressão com um manómetro, pode inferir-se a temperatura a partir da equação dos gases perfeitos. Os materiais do termômetro não podem sofrer dilatações apreciáveis no intervalo de temperaturas que vão medir, para que o volume não se altere e não se introduzam erros na medição. Nestes termômetros usa-se como ponto de referência a temperatura do estado em que coexistem, emequilíbrio os três estados físicos da água gelo, água líquida e vapor. Ao colocar o sistema, cuja temperatura se pretende medir, em contato térmico com o termómetro de gás, a temperatura deste varia, fazendo variar a pressão de acordo com a 2ª lei de Charles e Gay-Lussac. Esta lei permite, pois, determinar a temperatura que se quer medir.

O fluido de calor

Apesar de ouvirmos falar de calor desdeos tempos das cavernas foi provavelmente um medico escocês que gostava de física e química chamado James Black que nomeou este fenômeno, ele explicou que o calor é capaz de interpenetrar todos os campos materiais e definiu que: uma caloria como sendo a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um grama de água de 14,5 ºC, sob pressão normal, eleva sal temperatura a 15,5 ºC.
Oconceito calorimétrico explica que o calor é um agente físico que se transfere de um corpo para outro mais frio devido ao desnível térmico de ambos. Definimos também que o calor é uma energia que se transfere de um corpo para outro mais frio devido ao desnível térmico entre eles.
As leis Fundamentais da Calorimetria são:
e
A analogia de calor foi aprimorada por Sadi Carnot que morreu em1832 que comparou a maquina a vapor, na qual o trabalho mecânico é produzido pelo calor fluido de uma caldeira com uma roda hidráulica, na qual o trabalho é produzido pela queda de água de um nível mais elevado.  Todavia, foi a partir dessas considerações que Carnot postulou um princípio fundamental: em uma máquina térmica, funcionando em condições ideais, a certa quantidade de calor fornecido...
tracking img