Textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do texto:
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro primeiro O Processo de Produção do Capital. Volume I. 22° edição. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. Civilização brasileira.Rio de Janeiro, 2004.
Na produção capitalista, é o acúmulo de mercadorias que gera a riqueza das sociedades. A mercadoria surge a partir de necessidades humanas, portanto, é objeto externo e útilpara o cotidiano do homem e a reprodução da vida desse.
Toda mercadoria possui valor, que se distinguem em valor de uso, ou seja, a utilidade que ela representa para o homem, e o valor de troca, que éa expressão de uma substância, objeto que pode ser permutado. Deve também satisfazer ou proporcionar comodidades para a vida humana.
O valor de uso só se consolida com a utilização de um determinadoobjeto. Na sociedade capitalista, são os valores de uso que geram o valor de troca. E eles só possuem valor devido ao trabalho humano abstrato, o trabalho humano que foi materializado na produção.Dessa forma, é importante saber de que forma esse valor é quantificado, que é através da medida do tempo, o tempo de trabalho usado para se chegar ao bem. Assim, mercadorias que utilizaram o mesmo tempoe quantidade de trabalho, terão valores de mesma grandeza.
É o trabalho humano homogêneo que constitui a substância dos valores, e o tempo de trabalho mínimo, socialmente necessário, é o “bastante”para a produção de um valor de uso qualquer, em condições de média intensidade de trabalho e destreza. Contudo, o tempo para a produção é variável, pois há variações na força produtiva, portanto, agrandeza do valor de uma mercadoria não é constante. Assim, quanto maior for a produtividade do trabalho, menor será o tempo de trabalho, portanto, menor será o valor do produto.
A mercadoria e o valorpossuem condições para se tornarem tais, realmente. A natureza e os seus elementos, por exemplo, tem utilidade e são necessários para o homem, assim, tem valor de uso, porém não é valor. Quando o...
tracking img