Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO-GROSSO
ARQUITETURA E URBANISMO
TEORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO I

Resenha texto:
ASPECTOS HISTORICOS DA URBANIZAÇÃO.

Aluna: Gizele da C.P. MesquitaProfessora M. Sc. Doriane Azevedo

Cuiabá – Mato Grosso
18 de Março de 2013

Eric Edwin Lampard. Professor de história da Universidade Estadual de Nova York escreveu também o livro “IndustrialRevolution” em 1957.
Lampard defende a idéia de que a cidade e a urbanização andam lado-a-lado, e diz que a urbanização gera a cidade. Trata também sobre os termos utilizados para analisar as cidades(Behavioral, estrutural e demográfico), e diz que todos esses termos apresentam falhas. Apoiando a idéia de que quatro fatores podem explicar o padrão preponderante da urbanização (população, tecnologia,organização e ambiente), e prever o futuro dessa urbanização.
De acordo com Eric E. Lampard, as população vêm formando cidades por quase sete milênios. Ele fala que o surgimento de sociedadesrapidamente urbanizadas, com a maioria da sua população residente em cidades, representa a mudança de mais longo alcance das capacidades humanas de organização social. Ele fala que as cidades são consideradaspela formula demográfica, pontos de concentração populacional, são o produto ou a conseqüência da urbanização, e que a urbanização é um processo social que precede e acompanha a formação das cidades.Com o aumento do número desses pontos de concentração são necessárias outras condições para explicar o processo. Explica que capacidade de adaptação e tecnológica da população resulta em crescimentodas cidades, em qualquer tempo. Diz que os recursos naturais são condição suplementar.
Ele divide a urbanização em duas fases, a incipiente e a efetiva, e a efetiva em mais duas fases, a clássica e aindustrial. A incipiente trata-se de uma organização urbana primaria com sistema adicional mais produtivo de adaptação coletiva ao meio físico e social; a efetiva é a cidade definitiva, capaz de...
tracking img