Graduando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2 – Fatores físicos e biológicos do meio
2.1 – Conceito de paisagem biogeográfica
2.2 – O significado do clima na Biogeografia
2.3.1 – Aspectos dinâmicos do clima na Fitogeografia
2.3 – Distribuição e movimento da energia solar nos biótopos e geossistemas
2.4 – As plantas e a luz

Conceito de paisagem geográfica na Biogeografia

Animais e plantas ocupam osbiótopos e alteram a sua organização espacial, i.e., alteram a organização espacial do geossistema. O mecanismo que promove essas mudanças são as interações dos seres vivos com o meio e entre si, dentro de um ponto de vista ecológico. Portanto, elas resultam as relações ecológicas. Fatores locais, como clima local (o topoclima) e o regional, o solo, o relevo, as rochas, água, hábitats diversos,atividades do homem e muitos outros fatores interatuantes transformam a paisagem.
A paisagem geográfica é, pois, um conjunto de biótopos – pode ser apenas um biótopo, como, por exemplo, um manguezal – interligados, que trocam energia e matéria entre si e com o meio em que se encontram.
Sabemos que o moderno conceito de paisagem provém do termo alemão Landschaft, que exprime um território em que o homeme o meio natural convivem relativamente em equilíbrio. Vimos isso em Geografia Física e é claro que vocês se lembram. Não vamos entrar em detalhes.
Por causa dessas interligações perenes, o francês Georges Bertrand (1968, 1971) considera a paisagem como sendo o “(...) o resultado da combinação dinâmica, portanto, instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos (...)”.
Fundamentalsaber que a os elementos que formam a paisagem não se somam, ou seja, a paisagem não resulta da soma das variáveis geográficas, mas, sim, de uma interconexão muito complexa dessas variáveis. A soma seria uma sobreposição. Não há sobreposição na natureza, mas, sim, interrelação, integração.
Disto, resulta a organização espacial, o objeto de estudo da geografia.
Quando as variáveis geográficas seorganizam originam um sistema integrados que recebe vários nomes, que, no frigir dos ovos, querem dizer a mesma coisa: geossistema, geocomplexo, sistemas geográficos, sistemas territoriais naturais, etc.
A Biogeografia usa o modelo do geossistema para estudar as paisagens, porque ele sintetiza a organização espacial tanto do ponto de vista ecológicos – aspectos biológicos das interrelações – como doponto de vista geográfico – a distribuição espacial das espécies.
Devemos ter em mente, sempre, que a paisagem não tem origem apenas humana. Ela também resulta das interações dos elementos naturais.
Por causa disso, a paisagem geográfica integrada constitui uma intricada rede de relações muito complexa. Para explicar essa complexidade, Forman & Godron (1986: 25) estabeleceram sete princípiosda paisagem.
São os seguines.

1 – Princípio da estrutura e do funcionamento da paisagem – As paisagens são heterogêneas e diferem estruturalmente quanto à distribuição das espécies, que são elementos da sua estrutura, e também são heterogêneas quanto à importação de energia e de matéria. Conseqüentemente, elas diferem funcionalmente nos fluxos de energia e materiais, cuja ação organiza a suaestrutura.

2 – Princípio da diversidade biótica – A heterogeneidade excessiva de uma paisagem reduz o número de espécies no seu interior. No entanto, aumenta, nas bordas, o número de espécies de plantas e de animais, que exigem dois ou mais elementos para a sua sobrevivência, e amplia a coexistência entre as espécies. É o caso dos ecótonos e das áreas de tensão ecológica. A heterogeneidade, emgeral, está ligada ao tamanho da paisagem. Quanto maior a paisagem, maior a tendência em ser heterogênea – estão excluídos, aqui, os reflorestamentos e as monoculturas em geral. Numa paisagem muito extensa, os recursos podem ficar muito dispersos e afastados uns dos outros, o que reduz, então, o número de espécies no seu interior. Nos ecótonos é diferente, porque, neles, mesmo ocorrendo...
tracking img