Historia da enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Campina Grande
Centro de Educação e Saúde - CES
Unidade Acadêmica de Saúde - UAS
Curso de Graduação em Enfermagem
Disciplina: História da Enfermagem
Docente: Eveline

História da Enfermagem no Brasil

Discentes:
___________________
___________________
___________________

Cuité-PB
2013

Práticas de saúde e enfermagem no Brasil Imperial

A república velhaé um período que se estende de 1889 a 1930, tendo sua principal característica a sociedade rural. Inicia-se a ideia de saúde pública, onde o governo se interessava por uma ou outra doença. No entanto, pressões exercidas pelo mercado internacional fez com que fossem tomadas medidas radicais de saneamento dos portos e controle de doenças epidêmicas à sociedade brasileira.
Em 1980, com atransferência do Hospital Pedro II para o controle direto do governo provisório da segunda república, dá-se início oficial do ensino de Enfermagem no Brasil pelo decreto 791/1890 é criada a escola de enfermeiros e enfermeiras. Em a916, é fundada a escola prática de enfermeiros da cruz vermelha, filial no Rio de Janeiro. O sistema Nightingaliano de ensino de enfermagem é implantando com o decreto 15.799/22,quando é criada a escola de enfermeiros do departamento nacional de saúde pública (DNSP), que começa a funcionar em 1823. (Geovanini etcal. 2005).
O Rio de Janeiro no final do século XIX passava por uma fase bem marcante da história do Brasil, caracterizada pelo fim da escravidão, esgotamento da cafeicultura, aumento imigração estrangeira, crescimento das epidemias.
Em meio a tantosacontecimentos, passava a ser exigida uma nova ordem social, começando pela limpeza e embelezamento da cidade, controle das doenças tropicais como medidas provenientes estratégicos dos povos e aprovação do programa de Pereira Passos, que na época era prefeito da cidade, onde estava mais voltado para questão de higiene.
O campo de mobilização e a consciência política era praticamente inexistente devido àrepressão exercida pelos líderes escolares, que se preocupavam mais com a aparência do que a inserção de um grupo social e profissional no mercado de trabalho. Isso fez com que a enfermagem já tivesse seu nascimento como um campo de interesses dos patrões e como instrumento de exploração no setor privado da saúde. Na interpretação de Lima (1993), com a implantação do sistema Nightingaliano no Brasil,estava começando a ser implantadas bases para se formar novos enfermeiros e ocupar espaços de complexibilidade diferente, uma ocupação no sentido de comprometimento de ordem, além de tudo, procurando preservar a essência de determinação.

As práticas de saúde no Brasil Colonial
A enfermagem embora seja uma das áreas mais complexas que existem enclausuradas nos hospitais religiosos, permaneceuempírica e desarticulada durante muito tempo, longe da ciência e usada parcialmente por sacerdotes e feiticeiras que acumulavam funções de médicos e enfermeiros em um período denominado Pré-cristão, onde um conceito científico de causa, consequência e tratamento de doenças não existia, elas eram tidas como castigo de Deus e os tratamentos consistiam em adorar as divindades, afastando os mausespíritos por meio de sacrifícios.
Mais tarde, os sacerdotes adquiriram conhecimentos sobre algumas plantas medicinais e passaram a ensinar a pessoas, delegando-lhes funções de enfermeiros e farmacêuticos.
Embora desenvolvida precariamente em ciência, a arte do cuidar sempre fez parte da vida do homem nas mais diversas épocas da civilização, no cristianismo então que foi a maior revolução social detodos os tempos, os pobres enfermos foram objetos de cuidados especiais por toda a igreja; a partir daí, começaram a se desenvolver as práticas de saúde instintivas, caracterizada pela prática do cuidar nos grupos nômades primitivos, tendo como plano de fundo as concepções evolucionistas e teológicas. Tendo sequência ao desenvolvimento das práticas de saúde ao longo da historia, temos:
As...
tracking img