Graduando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPUTAÇÃO PERVASIVA NA EDUCAÇÃO
Marcus Janurio1, Ricardo Silva2, Joelmir Patriota3, Gleydson Santos4, Rostan Gomes5, Élida Santos6, Lilian Ramires7.

INTRODUÇÃO
O mundo vivencia recentes avanços tecnológicos em diversas áreas como: saúde, educação, entretenimento, economia, etc. desde a popularização da computação. Mark Weiser, na década de 80, vislumbrou uma forma de computação invisível esem interrupções inseridas em nosso cotidiano, em uma época onde o acesso a novas tecnologias era difícil e bastante caro, chamado de computação ubíqua. [1][5] Vários autores definem computação ubíqua e pervasiva como sinônimos entre si. Segundo o dicionário Aurélio, Ubíquo significa "Que está ao mesmo tempo em toda parte, onipresente." [2], já a palavra pervasiva apesar de não constar emdicionários brasileiros é utilizada no âmbito da informática, que significando algo que infiltra, penetra; espalhado, difuso; penetrante. A computação pervasiva em conjunto com outras formas de tecnologia, como a tecnologia móvel, proporciona o rápido acesso, a mobilidade e a eficiência com que as informações são acessadas e utilizadas. Então, entende-se que pervasividade é uma forma ubíqua de computação,o que os faz diferente é sua abrangência, no qual a abrangência da computação ubíqua é de certa forma global, porém ainda não alcançado nos dias de hoje. A computação pervasiva já é uma realidade nos dias de hoje, presente em diversos meios, entre eles a educação, no qual este resumo está direcionado, com o objetivo de analisar os benefícios da utilização da computação pervasiva, bem como suasdificuldades de implantação e adaptação.[3] A educação tenta se adequar a essa nova abordagem educacional, através do conceito de Mobile Learning (Aprendizado Móvel), que utiliza os dispositivos móveis, que costumavam prejudicar o ensino de professores, como ferramenta para estimular a aprendizagem dos alunos. Outras abordagens de ensino baseados na computação pervasiva, serão visto posteriormente.A metodologia realizada foi à pesquisa bibliográfica com o levantamento de alguns autores que estudam a educação ubíqua e pervasiva. Foram analisados os principais pontos falhos existentes na educação, relativos ao uso das tecnologias presentes em salas de aula. Sendo estas utilizadas com o objetivo de melhorar o aprendizado, fazendo com que haja sempre maior interação em sala de aula, assimcomo atenção de todos que necessitam analisar e compreender o assunto a ser tratado.

Resultados
Após a coleta de todas as informações necessárias para devida realização deste referente resumo, foram observadas que os métodos de ensino poderiam utilizar das seguintes técnicas e materiais. A: M-Learning Trata-se de uma forma de utilizar dispositivos móveis com o intuito de proporcionar maiorinteração entre alunos e professores. Esse método é maior utilizado no contexto de educação à distância, onde o processo de ensino faz-se a qualquer hora ou lugar. Com grande flexibilidade e interatividade essa nova perspectiva atende a necessidade de aprendizagem imediata.[4] B. Lousas Digitais Proporcionam uma maior concentração do aluno na sala de aula com o assunto a ser passado, com aulas maisdinâmicas e inovadoras, buscando facilitar o desempenho educativo. A utilização dessa ferramenta visa eliminar a dificuldade de acompanhar as aulas e, ao mesmo tempo, fichar todo o assunto disponibilizado pelo professor. A lousa digital oferece recurso para que todo o material utilizado pelo professor seja passado aos alunos por e-mail ou dispositivos de armazenamento (pen drive, Cartões de memória,etc.).

Material e métodos

________________ 1. Marcus V. S. Janurio é Aluno Graduando do curso de Sistemas de Informação, Universidade Federal do Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Fazenda Saco, s/n, Serra Talhada, PE, Caixa Postal 063. E-mail: viniciussouza17@gmail.com 2. Ricardo E. F. Silva é Aluno Graduando do curso de Sistemas de Informação, Universidade Federal do...
tracking img